Offline
Calor intenso no Amazonas é responsável por morte de peixes, diz especialista
Novidades
Publicado em 16/09/2023

16-09-2023

O Amazonas está enfrentando uma situação crítica devido ao calor intenso que vem afetando a região, resultando na morte de peixes nos rios do estado, de acordo com o mestre em engenharia de pesca, César Augusto Lima Ferreira. Recentemente, moradores da cidade de Autazes, no interior do Amazonas, se depararam com dezenas de peixes mortos em um lago da área. As imagens mostram os peixes mortos espalhados pelo lago, causando preocupações na comunidade local.

 

A explicação para a mortandade dos peixes está relacionada às altas temperaturas e à seca que assolam o Amazonas. Segundo César Augusto, a diminuição da coluna d’água, que representa a quantidade de água que um determinado ambiente pode “suportar”, desencadeia uma série de processos que afetam a química da água, levando à morte dos animais. A diminuição da água resulta na redução do oxigênio, um elemento essencial para a vida, levando os animais a competirem por sua sobrevivência nesse ambiente limitado.

 
 

O engenheiro de pesca explica que um dos fatores que contribui para a falta de oxigênio é a eutrofização, um processo de acumulação de matéria orgânica. Com a diminuição do oxigênio na água, ocorre uma competição acirrada pela sobrevivência entre os animais nos rios.

“A competição pela sobrevivência está relacionada à eutrofização. A redução no volume de água, a diminuição dos nutrientes e a produção primária criam condições para essa competição no ambiente. O aumento da densidade de organismos no meio leva a um colapso e, consequentemente, à mortalidade”, explicou o mestre em engenharia de pesca.

Comentários