Offline
Aparecida amplia vacinação para todos os trabalhadores da educação com mais de 18 anos a partir de amanhã, 26
26/05/2021 06:47 em Nossa Região
Aparecida amplia vacinação para todos os trabalhadores da educação com mais de 18 anos a partir de amanhã, 26

Por Polliana Martins e Camila Godoy

25 de maio de 2021


Foto: Enio Medeiros

Na quinta-feira, 27, todos os outros grupos previstos no PNI começam a ser imunizados: trabalhadores de transporte coletivo, industrial, da limpeza urbana e caminhoneiros, dentre outros

A partir desta quarta-feira, 26 de maio, todos os trabalhadores da educação básica e superior, com mais de 18 anos, que atuam em Aparecida de Goiânia poderão ser vacinados contra a Covid-19. O serviço estará disponível nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades sem necessidade de agendamento. Quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas devem ser liberadas amanhã (26).

Além disso, na quinta-feira, 27, todos os outros grupos previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI) começam a ser imunizados. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Mendanha, na tarde de hoje: “Em reunião com o nosso secretário de Saúde, definimos que, a partir de amanhã, os trabalhadores da educação com mais de 18 anos também poderão se vacinar no sistema drive-thru ou por agendamento. E a partir de quinta-feira vamos ampliar para todos os demais grupos de trabalhadores que estão previstos no PNI.”

Ele acrescenta que “quem determina as prioridades na ordem de vacinação contra a Covid-19 é o Ministério da Saúde. Evidentemente, gostaríamos de já estar vacinando a população em geral por faixa etária, mas desde o início seguimos rigorosamente o PNI elaborado pelo governo federal, responsável por nos enviar as vacinas. Fazemos nosso planejamento focados na agilidade dos serviços com eficiência e vamos ampliar agora para contemplar, de uma só vez e ao mesmo tempo, todos os grupos prioritários determinados. É uma mobilização para salvar vidas.”

Ampliação dos grupos

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães informa que os grupos contemplados a partir da próxima quinta-feira serão “Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; Metroviários; Ferroviários; Aéreos; Aquaviários; Caminhoneiros; Trabalhadores portuários; Industriais e da limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos”. Segundo ele, todas as regras para se ter acesso à vacina serão divulgadas amanhã. O gestor acrescenta ainda que os trabalhadores do transporte coletivo serão vacinados in loco, em seus locais de trabalho, e os trabalhadores da limpeza urbana serão imunizados em uma força-tarefa organizada pela Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Quanto aos trabalhadores industriais, a vacinação ocorrerá exclusivamente por agendamento no aplicativo “Saúde Aparecida”.

Vacinação dos trabalhadores da Educação

Os trabalhadores da educação com mais de 18 anos contemplados a partir de amanhã incluem profissionais da educação básica e superior que atuam na cidade. No momento da imunização é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço e contracheque atestando a atuação.

Locais e horários de vacinação para os trabalhadores da Educação

Sem necessidade de agendamento prévio

  • Drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h;
  • Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Com necessidade de agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”: https://webapp.aparecida.everyday.net.br/#/

  • UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas).
  • Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro).

Pessoas com comorbidades ou deficiência

A vacinação de pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente acima de 18 anos, incluindo pessoas com síndrome de down e pessoas com doenças neurológicas crônicas, também continua na cidade. O serviço está disponível para elas por meio de agendamento pelo “Saúde Aparecida” e também nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Nestes casos, sem necessidade de agendar previamente.

Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também continuam sendo imunizadas mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e com prescrição médica.

Comprovação da deficiência

Para comprovar a deficiência permanente e ter acesso à vacinação contra a Covid-19, esse grupo pode apresentar: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indiquem condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Comprovação da comorbidade

Já aqueles que têm comorbidades devem comprovar a condição por meio de laudo médico. A Secretaria de Saúde criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, qualquer laudo médico simples também é aceito, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LAUDO DE COMORBIDADES

Segunda dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente na cidade, no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. Além disso, o serviço está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento.

Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Cronograma desta semana

26 de maio – Início da vacinação em sistema drive para os trabalhadores da educação acima de 18 anos e por agendamento.

27 de maio – Início da vacinação para todos os grupos previstos no PNI.

Observação: Trabalhadores do transporte coletivo terão vacinação in loco; Trabalhadores da limpeza urbana serão imunizados em uma força-tarefa organizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e os trabalhadores industriais serão vacinados exclusivamente por agendamento no aplicativo “Saúde Aparecida”.

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!