Offline
Com foco na educação no Trânsito, campanha Maio Amarelo é iniciada em Aparecida
10/05/2021 16:58 em Nossa Região

Com foco na educação no Trânsito, campanha Maio Amarelo é iniciada em Aparecida

Por Rackel Vieira

10 de maio de 2021

   


Foto: Enio Medeiros

 

Agentes de trânsito da SMTA promoverá uma série de ações para conscientizar condutores e pedestres com o objetivo de promover segurança nas vias de Aparecida

Promover um trânsito seguro é uma responsabilidade de todos, pedestres, ciclistas e condutores. Por isso o respeito e responsabilidade são medidas importantes para evitar acidentes e tornar o trânsito mais seguro. Com esse objetivo a Secretaria Executiva de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA) lançou nesta segunda-feira, 10, a Campanha Maio Amarelo com o tema “Respeito e Responsabilidade. Pratique no trânsito”. Durante este mês de maio uma série de ações como blitzen e palestras de conscientização será realizada para redução de acidentes de trânsito.

De acordo com o diretor de Educação de Trânsito da SMTA de Aparecida, Célio Dias, a campanha é necessária, pois a cidade contabiliza números altos de mortes no trânsito após acidentes. Com base nos dados disponibilizados no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSPGO), 2019 e 2020 somam 23.059 ocorrências de trânsito em Aparecida de Goiânia e 4.831 óbitos ocasionados no trânsito. Em 2021, já são 2.443 ocorrências de trânsito e 472 óbitos registrados.

“Os números são alarmantes e isso tem que mudar. Como responsáveis pela gestão do município, é nosso papel conscientizar condutores e pedestres, criando uma cultura de educação nas ruas. A campanha visa então promover um trânsito seguro com condutores responsáveis. Os gráficos só comprovam o quanto é importante agirmos, por isso, a SMTA realiza um trabalho de conscientização contínua ao longo do ano e no mês de maio amplia esse trabalho com a ajuda de outros órgãos”, destacou Célio Dias.

O vice-prefeito Vilmar Mariano marcou presença na solenidade de lançamento da campanha Maio Amarelo e ressaltou a importância das ações do Poder Público para contribuir com a segurança no trânsito. “A Prefeitura de Aparecida tem feito sua parte, asfaltando e recapeando a malha viária do município, dando infraestrutura e mobilidade para que haja maior fluidez no trânsito. Então esse trabalho de conscientização vem para somar a esse pacote. Mas a segurança que precisamos não depende somente do poder público, todos nós enquanto cidadãos devemos dirigir nosso veículo com responsabilidade e principalmente respeitar o próximo no trânsito”, destacou o vice-prefeito Vilmar Mariano.

O vereador Fabio Ideal (MDB), que também participou do lançamento da Campanha Maio Amarelo, pediu a conscientização dos condutores no trânsito. “O número de veículos nas vias, automóveis e motociclistas aumentou bastante nos últimos anos, automaticamente os acidentes também. Acredito que todos nós devemos fazer a nossa parte e levar a mensagem de conscientização para as pessoas do nosso convívio social para que esses números possam reduzir”, comentou o representante do Executivo. Também estiveram no evento o presidente da OAB subseçao Aparecida. Francisco Sena e o ex-secretário de Mobilidade e Trânsito, vereador Arnaldo Leite.

Maio Amarelo

A Campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O mês foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre e a cor amarela em apresentação à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. O movimento mobiliza toda a sociedade e envolve diversos segmentos como órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em Aparecida, a campanha deste ano será realizada pela SMTA, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Estado de Goiás, Corpo de Bombeiros, Detran-GO, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Aparecida de Goiânia (OAB-APGO) e Correios.

Programação:

12/05 – às 8h30, Blitz Educativa, Avenida Independência, setor Jardim Belo Horizonte (Em frente ao Aparecida Shopping)

13/05 –  9h30 – Debate na Câmara Municipal

19/05 –  8h30 – Blitz Educativa, Vila Brasília

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!