Projeto levará arte para todas as partes de Aparecida
22/04/2021 08:31 em Nossa Região
Projeto levará arte para todas as partes de Aparecida

   

 

Ocupar espaços estratégicos de Aparecida de Goiânia com trabalhos de artistas locais, tornando estes ambientes em uma galeria de arte aberta para todos é o objetivo do projeto Arte em Toda Parte. Idealizado pela Secretaria de Cultura em parceria com grafiteiros, artistas plásticos e de outras modalidades de arte urbana, o projeto deu início nos murais de entrada do Estádio Municipal Aníbal Batista de Toledo e foi continuado nesta terça-feira, 20, nas paredes externas do Centro de Referência da Assistência Social Nova Cidade (CRAS).

“Com o projeto de Arte em Toda Parte, a expectativa é que todos os prédios dos CRAS do município sejam contemplados, além de outros pontos da cidade. Iniciamos o ‘tapa cultural’ artístico pelos muros do CRAS Nova Cidade. Nosso objetivo é realizar parcerias para ampliar o projeto tornando a cidade em uma verdadeira galeria de arte aberta”, ressaltou o secretário de Cultura, Avelino Marinho.

 

De acordo com o secretário, a iniciativa visa mudar os ambientes para que sejam mais atrativos e passem alguma mensagem ou história daquela área, além de valorizar o trabalho do artista local. “O projeto é muito amplo e visa valorizar todos os artistas da nossa cidade. Serão diversos tipos de arte, em variados espaços públicos. O embelezamento do espaço será configurado conforme a comunidade, ou seja, cada lugar vai ter a sua particularidade em relação a linguagem visual ilustrada, indicando a questão da família, alguma identidade específica dos moradores daquela região ou o trabalho realizado naquele prédio público”, destacou o secretário de Cultura, Avelino Marinho.

A coordenadora do CRAS Nova Cidade, Temísia Lopes Bonfim, ressalta a importância do projeto para a cidade e principalmente para a comunidade local. “Hoje é um dia muito especial. De tempos em tempos nossa unidade é alvo de vandalismo, que penso ser praticado por jovens e adolescentes ociosos, que acabam pichando os muros. Então essa ideia do projeto Arte em Toda Parte vem pra diminuir esse vandalismo e deixar nossas paredes mais bonitas”, ressaltou.

O Fábio Mohamed é morador do Independência Mansões e foi um dos quatro artistas responsáveis pelo embelezamento do CRAS Nova Cidade. “Começamos os trabalhos hoje e em alguns dias deve ficar tudo pronto. Fiz a modalidade de arte muralista que é a pintura executada sobre uma parede, diretamente na sua superfície e na minha parte eu quis trazer o estilo afro, valorizar a mulher negra e sua feminilidade. É uma honra poder contribuir com a arte na minha comunidade, fomentar a cultura, é uma oportunidade de a gente mostrar o nosso trabalho”, conta o artista.

Sala Cultural

Faz parte do projeto “Arte em Toda Parte” a criação de uma sala cultural em todos os CRAS do município. O objetivo é ofertar oficinas para a comunidade, como aulas de artesanato, música, dança, teatro, entre outros. “Já iniciamos as aulas de balé esta semana para as crianças das famílias atendidas nos CRAS. A princípio as aulas ocorrerão de maneira virtual em conformidade com as orientações de isolamento social devido a pandemia da Covid-19, mas a ideia é que a sala cultural seja criada e em breve iniciadas as aulas presenciais”, pontuou secretário.

 
 
COMENTÁRIOS