Aparecida de Goiânia retorna ao cenário amarelo nesta segunda-feira, 12
09/04/2021 19:05 em Nossa Região
Prefeitura de Aparecida <secomaparecida@gmail.com>
Sex, 09/04/2021 18:04
 
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
 
PREF_-_ESCALONAMENTO_CENARIO_AMARELO (3).pdf
913 KB

Aparecida de Goiânia retorna ao cenário amarelo nesta segunda-feira, 12

Por Rafael Freitas

9 de abril de 2021

   


Foto: Enio Medeiros

 

Mudança foi anunciada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, com base em análise técnica do quadro epidemiológico do município, que aponta redução dos casos ativos da doença e menor demanda por leitos de UTI e enfermarias

O Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 definiu, durante reunião nesta terça-feira, 06, o retorno do município ao cenário amarelo (risco moderado). A Portaria 040/2021 foi publicada nesta sexta-feira, 09, no Diário Oficial Eletrônico (DOE) e começa a valer a partir de segunda-feira, 12.

No cenário amarelo, a cidade segue com o isolamento social intermitente por escalonamento regional onde as macrozonas – a cidade foi dividida em 10-, passam a fechar apenas uma vez de segunda à sexta-feira, podendo abrir apenas serviços essenciais dispostos na portaria. Neste cenário todas as macrozonas podem abrir aos sábados, devendo ficar fechadas aos domingos, com exceção dos essenciais.

A decisão foi tomada a partir de nova avaliação do cenário epidemiológico do município, após 21 dias da suspensão das atividades econômicas não-essenciais iniciada em 15 de março. De acordo com os dados técnicos apresentados pelo secretário de Saúde de Aparecida e coordenador do Comitê, Alessandro Magalhães, a mudança do cenário foi possível em razão do aumento do número de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e enfermarias na rede de saúde, com a continuidade da testagem em massa, medidas de sanitárias implantadas no município, além da redução do número de casos ativos nesse período de 21 dias, apresentando queda no coeficiente de prevalência da doença.

“Analisando de fevereiro até o final de março, a cidade teve um alto de número de casos. E agora, no início de abril, notamos uma desaceleração apontada nos dados do boletim epidemiológico diário. Tais como taxa de letalidade, solicitações de vagas por UTI e enfermaria, a diminuição na pressão por atendimento nas unidades de saúde e na procura pelo teste também. Os gráficos nos indicaram que a curva dessa segunda onda está decrescente no município”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

LEIA MAIS - https://www.aparecida.go.gov.br/aparecida-de-goiania-retorna-ao-cenario-amarelo-nesta-segunda-feira-12/

LINK DOE -  https://webio.aparecida.go.gov.br/diariooficial/download/1619

-------------------

Prefeitura de Aparecida realiza força-tarefa para vacinação contra Covid neste sábado e domingo

9 de abril de 2021

   


 

Os idosos acima de 62 anos podem procurar os drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades das 8h às 17h. Postos estão recebendo doação de alimentos da campanha Vacina Contra a Fome

Com a chegada de novas doses de vacina contra a Covid-19 em Aparecida, a vacinação em idosos acima de 62 anos continuará sendo realizada, sem interrupção, neste sábado e domingo, 10 e 11 de abril. Os idosos podem procurar um dos dois drive-thrus de imunização que ficam na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela no Setor Solar Central Park e no Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança. A vacinação nestes dois dias será das 8h às 17h. Para receber a dose do imunizante, o idoso deve levar documento de identidade, comprovante de endereço e CPF ou cartão SUS.

A imunização foi retomada nesta sexta-feira, 09, nos drive-thrus. Franklin Pereira de Oliveira, de 63 anos, foi um dos vacinados nesta manhã no drive da Cidade Administrativa. Ele contou que o sentimento era de alívio e felicidade. “Primeira parte vencida graças a Deus. E pode ter certeza que vou continuar me cuidando, usando máscara, mantendo distanciamento, não participando de aglomerações. Não é só a vacina que é suficiente, a prevenção é muito importante, distanciamento e a máscara é essencial”, comentou ele após ser vacinado.

Quem também estava contente com a vacina era a senhora Jovina Vieira dos Santos. Ela foi a primeira idosa vacinada nesta sexta-feira. “Acordei de madrugada para garantir minha vacina e estou muito feliz porque não vou ter essa doença, graças a Deus”, disse ela que chegou no drive às 4 horas da manhã acompanhada dos filhos que filmaram todo o ato da aplicação da vacina. O carpinteiro Jorge Eurípedes de Souza disse estar realizado. “O sentimento é de vida, é boa, estou realizado”, comentou ele no momento que recebia a aplicação da vacina.

A ampliação da faixa etária de vacinação foi possível a partir da chegada de 3,6 mil novas doses de Coranavac, nesta quinta-feira, 08, destinadas à primeira aplicação. “Segundo estimativa do IBGE, temos cerca de 6 mil idosos com idade entre 62 e 64 anos. Nosso grande objetivo é vacinar o maior número de pessoas o mais rapidamente possível. Conforme chegam novas vacinas, ampliamos o público-alvo”, afirmou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro. 

LEIA MAIS - https://www.aparecida.go.gov.br/prefeitura-de-aparecida-realiza-forca-tarefa-para-vacinacao-contra-covid-neste-sabado-e-domingo/

LINK COM CENAS DE VÍDEOS E ENTREVISTAS - https://1drv.ms/u/s!AqlXewJkG3m4nQvKywzgSU1uYEcg?e=4mqvQV (Drive Centro de Especialidades)

                                                                            https://1drv.ms/u/s!AqlXewJkG3m4nD1xBBGwalm6k-S2?e=tlBvWS (Drive Cidade Administrativa 

 

 

 

 


DANIELA RIBEIRO

Superintendente de Jornalismo


RAFAEL FREITAS

Coordenador de Jornalismo

Avenida Gervásio Pinheiro, Prédio da Cidade Administrativa,

5º Andar, Residencial Solar Central Park,

Aparecida de Goiânia - GO.

CEP: 74968-500


Recepção: 62 3238-6705

62 3238-6711 | 6712


 

COMENTÁRIOS