Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Dicas para melhorar a imunidade
05/01/2021 16:10 em Novidades

Por Nossa Saúde

 

Dicas para melhorar a imunidade
Divulgação/Nossa Saúde

A pauta mais discutida no último ano, sem dúvidas, é a da saúde. O novo Coronavírus mexeu com as estruturas do planeta e acendeu um alerta para toda a população, baseado no autocuidado e na prevenção. Por isso, atentar-se para uma dieta mais natural, praticar exercícios físicos, na medida do possível e com segurança, e encontrar o equilíbrio psicológico e emocional, são ações fundamentais para superar essa fase.

A Nossa Saúde, operadora de planos de saúde e odontológicos, tem um trabalho muito importante no sentido de promover e conscientizar sobre as necessidades de buscar uma vida mais saudável e, há mais de 5 anos apoia atletas de alta performance que carregam a marca e incentivam essa melhoria na qualidade de vida dos beneficiários.

 

“Os maiores desafios desde o início da pandemia, em março, têm sido equilibrar uma alimentação adequada e manter a qualidade e consistência dos treinos, uma vez que, para nós corredores, todas as corridas presenciais foram suspensas”, comenta a esportista Eliana Silva. Esse sentimento de frustração, desânimo e impotência se faz ainda presente em muitos aspectos, mas existe uma certeza indiscutível: zelar pela imunidade pode ser um jeito inteligente de prevenção, não apenas contra a Covid-19, mas também para muitas outras doenças oportunistas.

 

Para ajudar a melhorar a sua imunidade, atletas de corrida de rua e de montanha enviaram dicas fundamentais que podem fazer a diferença para o dia a dia. Além disso, o Médico de Família e Comunidade da Nossa Saúde, Dr. Jonathan Stockli de Vasconcelos, pontua os benefícios comprovados para a saúde.

 

Mantenha a calma

 

Quase como um mantra, manter a calma tem sido um exercício diário não só para brasileiros, mas para as pessoas do mundo todo. Pensando nisso é que o atleta Lionson Reckziegel, de 51 anos, argumenta que fazer atividades físicas, alimentar-se de maneira equilibrada e ter um bom descanso, aproveitando ao máximo as horas de sono, são essenciais para quem deseja contribuir com a imunidade corporal.

 

Essa dica é muito bacana, é importante lembrar que essa regularidade de exercícios deve ser de pelo menos 45 minutos, por três vezes na semana”, complementa o Dr. Vasconcelos.

 

 

Alimentação in natura

 

Alimentos 100% naturais são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, e manter uma dieta indicada por um profissional, associada a estes produtos, contribui para o bom funcionamento do organismo. “Dê preferência para alimentos naturais como frutas, mel, hortaliças e ervas, e busque substituir até mesmo os temperos industrializados por recursos como o alho, o cheiro-verde e o açafrão, por exemplo”, diz Eliana.

 

“Quanto menos preparo envolver, maior poder de nutrição o alimento ofertará, mantendo assim seus nutrientes. O ideal é fugir de alimentos prontos, já que esses têm perda de nutrientes e ainda possuem aditivos que atuam como conservantes”, observa o profissional de saúde.

 

 

Hidrate-se!

 

O consumo de água é essencial para todas as funcionalidades corporais e deve estar entre as prioridades diárias. “Bebo muita água, porém costumo incluir fatias de laranja e gengibre, por exemplo, que são grandes aliados para manter nossa imunidade lá em cima”, comenta Eliana.

Essa é uma alternativa para quem tem muita aversão à água, porém o Dr. Vasconcelos alerta que “a água pura, nunca será substituída”. Além disso, ele ainda complementa: “Águas saborizadas são grandes aliadas para a hidratação, porém devemos nos atentar, pois alguns aditivos como o gengibre, canela ou outras especiarias, quando ingeridos em excesso, podem trazer malefícios por serem muito estimulantes. É sempre bom cuidar da proporção de adição desses componentes à água, e evitar adoçantes”.

 

Cuidados da pandemia que ficam para a vida toda

 

Em um ano cheio de adversidades, nota-se que os cuidados de prevenção ao novo Coronavírus auxiliaram também na contenção de outras doenças sazonais e contagiosas. “Seguir as regras de saúde tão divulgadas no momento é indispensável para reduzir o número de infecções simples, e claro, a Covid-19. Esses cuidados devem fazer parte do cotidiano e principalmente, no preparo e na hora das refeições, com a higienização completa das mãos e dos alimentos”, sinaliza o atleta Nelis Moreira.

 

 

“Regras de higiene sempre serão bem-vindas, devendo fazer parte dos nossos hábitos diários, não apenas para evitar a Covid-19, mas também para controlar a disseminação de outras infecções”, acrescenta o Médico de Família.

 

 

Dica do especialista

 

 

“Autocuidado sempre. Escute seu corpo, cuide dele de acordo com as suas necessidades, pois somos dotados de grandes possibilidades, desde que respeitemos a natureza individual de cada um. Esteja em paz consigo mesmo e não gere grandes expectativas. Todos os dias, separe poucos instantes para se escutar, acalmar aflições, organizar os pensamentos, refletir suas ações, sair do automático e tomar posse de si”, finaliza o Dr. Vasconcelos.

 

Cada indivíduo tem utilizado recursos pessoais para amenizar o estresse e acalmar o corpo e a mente nesse período de tantas inseguranças. Por isso, manter a calma ainda continua sendo uma regra de ouro para todos.

Jonathan Stockli de Vasconcelos

Especialidade: Médico de Família e Comunidade

CRM-PR: 37430 | RQE: 24780

COMENTÁRIOS
AdSense
rodape primavera