Prefeitura de Aparecida reforça a conscientização contra a pandemia e contabiliza mais de 162 mil testes
24/12/2020 18:14 em Nossa Região

Prefeitura de Aparecida reforça a conscientização contra a pandemia e contabiliza mais de 162 mil testes


24 de dezembro de 2020
Foto: Wigor Vieira

 

A testagem em massa com o exame padrão ouro já foi reconhecida por representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) como um dos pontos fortes da estratégia municipal no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, que continua e ainda requer cuidados preventivos redobrados da sociedade.

Desde abril, com o objetivo de obter diagnósticos precoces para evitar o agravamento da doença e deter a circulação viral, já foram registrados, até as 17 horas desta quarta-feira, 23 de dezembro, 162.107 testes de diagnóstico de Covid-19 realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida, que alerta a população para redobrar os cuidados preventivos contra o novo coronavírus.

A testagem com o exame RT-PCR foi considerada pelos especialistas da Opas que visitaram a cidade no último mês de outubro como o ponto-chave da rede de proteção, vigilância e tratamento implantada no município contra a pandemia.

Alerta para o fim de ano

“Testamos muito, orientamos a população, monitoramos os casos confirmados e seus contactantes, realizamos exames laboratoriais e emprestamos oxímetros para os pacientes com maior risco. Também implantamos fluxos, desenvolvemos um aplicativo de agendamento e criamos novos leitos de UTI e de enfermaria específicos para a Covid-19, mas é preciso repetir para que todos redobrem os cuidados, especialmente agora durante as celebrações de fim de ano”, enfatiza o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, o médico Alessandro Magalhães.

O gestor ressalta que as pessoas precisam entender que a pandemia ainda não acabou e que, apesar do município estar no cenário amarelo, considerado de risco moderado, e com resultados positivos no enfrentamento, não se pode relaxar e viver como se tudo estivesse normal: “A Prefeitura continua em alerta permanente e toda a população deve usar máscaras quando estiver na rua ou com outras pessoas e manter as medidas de higiene e o distanciamento social sempre que possível. Evitar aglomerações, lavar as mãos, usar álcool gel e proteger sobretudo os idosos é fundamental, também.”

Como agendar e onde testar

As coletas para os exames são realizadas, atualmente, em 8 pontos da cidade: 2 drive-thrus, 3 UBS’s (Expansul, Buriti Sereno e TIradentes) e nas 3 UPA’s (Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant). O agendamento para a testagem pode ser feito pelo telefone 0800 646 1590 ou pelo aplicativo “Saúde Aparecida”, ativo desde o último dia 6 de outubro. A ferramenta permite que moradores possam agendar o exame de forma rápida e segura.

De acordo com a chefe de apoio institucional da Superintendência de Atenção à Saúde, Loanny Moreira Barbosa, para utilizar o serviço, disponível para o sistema Android, basta acessar a Play Store, pesquisar o nome “Saúde Aparecida”, baixar o aplicativo e fazer o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS.

“Essa ferramenta, além de dar mais conforto à população, fortalece nossa estratégia de testagem em massa com encaminhamentos mais ágeis e personalizados. Na página inicial, ao clicar a opção “Agendamento teste de Covid-19”, o usuário preenche um pequeno questionário sobre os sintomas que tem apresentado e o sistema agenda para algum dos drive-thrus ou pode recomendar que a pessoa procure uma UBS ou UPA conforme a situação clínica do paciente”, informa Loanny.

COMENTÁRIOS