Offline
Aparecida de Goiânia já realizou mais de 152 mil exames para diagnóstico da Covid-19
09/12/2020 18:32 em Nossa Região
Aparecida de Goiânia já realizou mais de 152 mil exames para diagnóstico da Covid-19

9 de dezembro de 2020
Foto: Enio Medeiros

A testagem em massa com o exame padrão ouro é o ponto-chave da rede de proteção, vigilância e tratamento implantada no município contra a pandemia.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem investido, desde o mês de abril, na testagem em massa como uma das principais estratégias para o controle da pandemia do novo Coronavírus. Agora, após 8 meses desde a implementação do serviço, que visa obter diagnósticos precoces para evitar o agravamento da doença e deter a circulação viral, já foram feitos mais de 152 mil exames do tipo RT-PCR nos 12 pontos de coleta da cidade (2 Drive-thrus, 3 UPA’s e 7 UBS’s).

“Com a testagem em massa pudemos decidir, com eficácia e respaldo científico, atividades planejadas contra a Covid-19. Os comitês de enfrentamento, o da Secretaria de Saúde (SMS) e o que reúne várias instituições públicas e privadas da sociedade, debateram alternativas e apontaram soluções como o escalonamento, a ampliação do número de leitos de UTI e enfermaria para a Covid-19 e o monitoramento dos pacientes, dentre tantas outras ações,” ressalta o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães informa que já foram realizados, até a tarde desta terça-feira, 8 de dezembro, 152.447 testes RT-PCR (Considerados pelos especialistas como os melhores do mercado) e já foram monitorados mais de 38 mil pacientes com a Covid-19 pela equipe de Telemedicina. Ele destaca que, nesse monitoramento, são feitos exames laboratoriais a cada 48h em idosos ou pessoas com doenças crônicas. E mais: foram adquiridos 600 oxímetros para emprestar para pacientes com maior risco, além de outras iniciativas.

Prefeitura em alerta

O prefeito Gustavo Mendanha salienta que a pandemia ainda não acabou e que a testagem em massa continua no município. “Obtivemos resultados positivos e reconhecidos por especialistas, mas isso não significa que devemos relaxar. A Prefeitura está em alerta permanente e a população deve usar máscaras, manter as medidas de higiene e o distanciamento social sempre que possível”, frisa o prefeito.

Aplicativo para testagem

No último 6 de outubro, para facilitar o acesso da comunidade aos exames RT-PCR, a Prefeitura lançou o  aplicativo “Saúde Aparecida” compatível com o sistema Android e que permite que moradores possam agendar o exame de forma rápida, personalizada e segura. Para utilizar o serviço, basta acessar a Play Store, pesquisar o nome “Aparecida Saúde”, baixar o aplicativo e fazer o cadastro pessoal com o número do CPF e do Cartão SUS.

Na página inicial, ao clicar NA opção “Agendamento teste de Covid-19”, o usuário deve preencher um pequeno questionário sobre os sintomas que tem apresentado. Conforme ele responde, o sistema pode agendar o teste em algum dos três drive-thrus de testagem da cidade. O sistema pode ainda recomendar que ele procure uma UBS ou UPA, conforme a gravidade do caso.

Reconhecimento da OPAS

No último 27 de outubro, a Prefeitura recebeu a visita de uma comitiva da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que elogiou as estratégias adotadas no município e a importância do diagnóstico precoce da Covid-19 para isolar e tratar os infectados, rastrear os contactantes e conter a disseminação do vírus. Rodrigo Said, membro da comitiva, afirmou que ficaram impressionados com os trabalhos desenvolvidos em Aparecida para o combate à pandemia. Também da equipe da OPAS, Fabiana Barine enfatizou que “dentre os municípios que visitei, com certeza vocês foram um dos mais fortes no enfrentamento à pandemia, principalmente tendo a testagem como aliada”.

 

 
COMENTÁRIOS