São Paulo – O segundo turno das eleições 2020 definirá neste domingo (29) prefeitos e prefeitas de 57 municípios de 22 estados das cinco regiões do país. Em 15 de novembro, 38 das 95 cidades com mais de 200 mil eleitores acabaram definindo a sucessão municipal em primeiro turno – candidatos que alcançaram mais de 50% dos votos válidos. São Paulo é o estado com mais cidades que têm segundo turno, 16. Em seguida vêm Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (cinco cada um), Minas Gerais e Espírito Santo (quatro), Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco e Santa Catarina (dois).
Eleições de 2020 fortalecem centrão e mantêm PT como protagonista da esquerda
Dieese: primeiro turno mostrou que ‘visão de extrema direita’ não se consolidou
Nos demais estados (AC, AM, AL, MA, MT, PA, PB, PI, RO, RR, SE), o desfecho das eleições 2020 foi para segundo turno em apenas um município, todos em capitais, à exceção do Paraná. A eleição foi toda resolvida no primeiro turno em Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Rio Grande do Norte. No Distrito Federal não há eleição municipal. E no Amapá, em razão do apagão que afetou o estado por mais de três semanas, o primeiro turno será realizado no próximo domingo, 6 de dezembro. O segundo, se necessário, será no dia 20.
Mais mulheres e negros
O PT é o partido com mais candidatos no segundo turno (15), seguido por PSDB (14) e MDB (12). Porém, dos 114 candidatos nas 57 cidades que irão às urnas neste domingo, a direita está em 83 disputas. Esse número considera tanto a direita assumida quanto a disfarçada de “centrão” – já que a mistura de conservadorismo e neoliberalismo praticamente eliminou o centro do espectro político nos últimos 10 anos. Do chamado campo progressista, da centro-esquerda à esquerda,PT, PSB (8 cidades), PDT (4), Psol (2), PCdoB (1) e Rede (1) estão em 31 disputas de segundo turno.
As mulheres são maioria entre os mais de 38 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições: quase 54% desses eleitores. Porém, apenas 20 candidatas estão no segundo turno, que tem 90 homens na disputa. Apesar de estar longe de representar o perfil do eleitorado, houve um avanço em relação a 2016, que tinha seis mulheres e 108 homens no segundo turno.
O número de candidatos que se declaram pretos e pardos também não está à altura desse contingente da população (56%). Estão no segundo turno das eleições 32 negros, ante 92 brancos. Mas também houve um pequeno progresso nesse segmento: eram 22 negros em 2016.
Dia de votar
Para o dia do segundo turno das eleições 2020, as orientações da Justiça Eleitoral se repetem:
- Confira local de votação no site do TSE: www.tse.jus.br. Sabendo o local de sua seção, é possível votar portando apenas o documento com foto (RG ou CNH).
- Memorize o número do seu candidato.
- Saia de casa com máscara e use-a durante todo o trajeto de ida e volta para casa e na zona eleitoral.
- Se possível, leve sua própria caneta.
- Mantenha distância mínima de 1 metro das outras pessoas no local de votação e no trajeto até lá.
- Evite ir votar com crianças ou outros acompanhantes.
- Horário preferencial das 7h às 10h para quem tem mais de 60 anos.
- Limpe as mãos com álcool gel antes e depois de votar.
- Permaneça no local de votação apenas o tempo necessário.