Offline
Eleições 2020: Veja os resultados das pesquisas em todas as capitais O Globo14 de novembro de 2020 urna-eletronica.jpg fotoarena/Agencia Globo Mais Os institutos Ibope e Data
14/11/2020 23:35 em Governo

Eleições 2020: Veja os resultados das pesquisas em todas as capitais

 
urna-eletronica.jpg
fotoarena/Agencia Globo

Os institutos Ibope e Datafolha divulgaram, neste sábado, pesquisas sobre a intenção de voto nas eleições municipais nas principais cidades do Brasil. A votação para prefeito e vereador acontece neste domingo, 15 de outubro.

Os números abaixo levam em conta os votos válidos, descartados os eleitores que se disseram indecisos ou que votarão branco ou nulo.

O horário de votação foi ampliado neste ano de 7h às 17h devido à pandemia do coronavírus. Confira abaixo o resultado das pesquisas em todas as capitais.

Região Norte

Rio Branco (AC)

A pesquisa mais recente divulgada pelo Ibope indica um empate técnico entre três candidatos na liderança da corrida eleitoral. Tião Bocalom (PP) lidera a pesquisa, divulgada na terça-feira, com 31% das intenções de votos válidos. Logo atrás deles estão o ex-petista e agora tucano Minoru Kinpara (PSDB), com 24%, e a atual prefeita, Socorro Neri (PSB), também com 24%. A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número AC-07015/2020.

Manaus (AM)

A pesquisa divulgada pelo Ibope na quarta-feira aponta para um empate técnico entre os ex-governadores do Amazonas, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante). Amazonino, que tenta comandar a Prefeitura pela quarta vez, aparece com 26% das intenções de voto válidos, enquanto Almeida tem 20%. Em terceiro lugar está o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), que tem 15%. A pesquisa mostra ainda que o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Coronel Menezes (Patriota) ocupa a sexta posição, com 9%. A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada junto à Justiça Eleitoral com o número AM-04545/2020.

Belém (PA)

O deputado federal e ex-prefeito Edmílson Rodrigues (PSOL) aparece na liderança da pesquisa Ibope neste sábado. Segundo o levantamento, ele tem 38% das intenções de votos válidos. Em segundo lugar há um empate técnico entre os candidatos Priante (MDB), apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB), com 17%, e Delegado Federal Eguchi (Patriota), com 13%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PA-02952/2020 e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Porto Velho (RO)

Na capital de Rondônia, o atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB) tenta a reeleição e lidera a pesquisa de intenção de voto mais recente do Ibope, divulgada na quarta-feira, com 38% das intenções de votos válidos. Na segunda colocação há um empate técnico entre cinco candidatos: Vinícius Miguel (Cidadania) tem 15%, Cristiane Lopes (PP) tem 14%, Dr. Breno Mendes (Avante) tem 9%, Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade) tem 7%, e Lindomar Garçon (Republicanos) tem 6%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e ela foi registrada com o número RO-09335/2020.

Boa Vista (RR)

O deputado federal Ottaci (Solidariedade), de oposição, e o vice-prefeito da capital Arthur Henrique (MDB) estão empatados, com 32% e 31% da intenção de votos válidos na última pesquisa Ibope. Eles devem ir juntos ao segundo turno. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e a pesquisa foi registrada sob RR-07759/2020.

Palmas (TO)

Apoiada pelo líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB), a candidata do PSDB Cinthia Ribeiro está na frente nas pesquisas. Atual prefeita, Cinthia assumiu o mandato após Carlos Amashta (PSB) ter renunciado ao cargo para disputar o governo do estado, tendo sido derrotado. Ela tem 42% das intenções de votos válidos, seguida por Eli Borges (Solidariedade), 11%; Tiago Amastha Andrino (PSB), 11%; Professor Júnior Geo (PROS), 10%; e Vanda Monteiro (PSL), 9%. A pesquisa foi divulgada na sexta-feira (13), sob o número TO-00369/2020.

Macapá (AP)

As eleições na capital do Amapá foram adiadas devido ao apagão que deixou o estado sem energia por vários dias seguidos. Na última pesquisa, divulgada nesta semana, o empresário Josiel Alcolumbre (DEM), irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), caiu nove pontos percentuais nas pesquisas de intenção de voto, passando de 35% para 26%. O ex-senador João Capiberibe (PSB) teve redução de 17% para 13% e está tecnicamente empatado com outros dois candidatos, Dr. Furlan (Cidadania) e Patrícia Ferraz (Podemos). O registro da pesquisa é AP-04406/2020.

COMENTÁRIOS