Offline
Aparecida de Goiânia intensifica a testagem de coronavírus com sistema drive-thru
22/05/2020 11:00 em Nossa Região

 


22 de maio de 2020
Foto: Enio Medeiros

Exames serão realizados em pessoas dos grupos prioritários com sintomas gripais, mediante agendamento pelo 0800-646-1590

Na tarde desta sexta-feira, 22 de maio, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciará a testagem de coronavírus pelo método “drive-thru”, em que as pessoas não precisam descer de seus carros e motos para realizar o exame. O novo posto de coleta funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, no Jardim Boa Esperança, na Avenida C-6, ao fundo do Centro de Diagnósticos e Especialidades. Serão testadas diariamente, com agendamento prévio pelo 0800-646-1590, cerca 100 pessoas com sintomas de gripe que pertençam a grupos vulneráveis e prioritários. Os exames oferecidos são do tipo RT-PCR, considerado o melhor para esse tipo de diagnóstico. A ampliação da testagem na cidade é uma determinação do prefeito Gustavo Mendanha à Secretaria de Saúde.

“Os exames são os mesmos feitos nas UPAs. Mas, com o drive-thru, o nosso objetivo é reduzir o fluxo de pessoas nas unidades de urgência, evitando aglomerações. É importante destacar que só serão atendidos pacientes que tiverem realizado o agendamento prévio pelo 0800-646-1590. Essa é uma maneira de garantir o diagnóstico de forma segura e acessível”, explica o prefeito Gustavo Mendanha. O gestor também enfatiza que a ampliação da testagem permitirá ao município conhecer e enfrentar melhor a situação da pandemia em Aparecida de Goiânia.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães esclarece que a escolha das imediações do Centro de Especialidades para abrigar o primeiro drive-thru de testagem da cidade ocorreu para fortalecer o monitoramento na região do Garavelo, local com maior coeficiente de incidência da Covid-19. “Essa iniciativa do prefeito fortalece o monitoramento na região do Garavelo, que compreende bairros como Jardim Helvécia, Cardoso, Jardim Tropical, Buriti Sereno, Vera Cruz, Bairro Hilda, apontada pelo inquérito populacional realizado neste mês como a região de maior incidência da doença por número de habitantes”.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, a intensificação da testagem em Aparecida mantém o município alinhado às recomendações das autoridades de saúde tanto nacionais quanto internacionais. “O nosso objetivo é cumprir o que recomenda a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde: testar, testar e testar. Estaremos começando aqui com 200 testes e, a partir dos próximos dias, faremos outros pontos como esse. Essa região foi escolhida justamente pelo número de casos confirmados”, adiantou o prefeito Gustavo Mendanha. Ele acompanhou hoje a instalação do drive-thru no Jardim Boa Esperança.

Como fazer o exame

Poderão fazer o teste pelo drive-thru pessoas com sintomas gripais que sejam dos seguintes grupos: idosos, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades agravantes para o coronavírus e contatos intradomiciliares de casos confirmados. Porém, é obrigatório ligar antecipadamente no número 0800-646-1590 para marcar o dia e o horário da coleta.

Assim, na data agendada, basta passar pela estrutura de tendas e cabines montada ao redor do Centro de Especialidades. O paciente, sem descer do carro, apresentará um documento de identidade para a checagem do agendamento e um profissional de saúde fará a triagem, preencherá uma ficha de notificação e a pessoa assinará um termo de consentimento. Logo em seguida será aferida a pressão arterial, temperatura e saturação de oxigênio do paciente, que, estando tudo de acordo com os protocolos, dirigirá para o posto de coleta do material. Em seguida, o paciente será liberado para ir embora aguardar o resultado informado por telefone pela equipe da Central de Monitoramento por Telemedicina da SMS.

Não adianta ir para o posto de drive-thru sem agendar o exame previamente e sem apresentar sintomas porque estes casos não serão atendidos. Nós estamos promovendo essa iniciativa para ampliar a testagem na cidade de forma segura e acessível, mas os critérios precisam ser obedecidos. Serão atendidas apenas as pessoas dos grupos prioritários sintomáticas e que tenham realizado o agendamento pelo 0800-646-1590”, destacou o secretário Alessandro Magalhães. De acordo com ele, o sistema drive-thru desburocratiza o acesso por não exigir consulta médica prévia.

 
 

DANIELA RIBEIRO

Superintendente de Jornalismo


RAFAEL FREITAS

Coordenador de Jornalismo

Avenida Gervásio Pinheiro, Prédio da Cidade Administrativa,

5º Andar, Residencial Solar Central Park,

Aparecida de Goiânia - GO.

CEP: 74968-500


Recepção: 62 3238-6705

62 3238-6711 | 6712

62 98471-9050 (Plantão)

 

COMENTÁRIOS