André Ávila / Agencia RBS
Jaqueline Haas (E), enfermeira intensivista, e Paula Berto, médica intensivista, receberam os novos crachás nesta quinta (30)André Ávila / Agencia RBS

Escondidos por máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) que lhes deixam apenas os olhos à mostra, cerca de 150 profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) que cuidam diretamente dos pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de coronavírus agora conseguirão revelar o rosto de forma segura. 

Novos crachás que começam a ser distribuídos nesta quinta-feira (30), medindo 13cm x 10cm, o dobro do tamanho do antigo — fora de uso para evitar contaminação —, devem aliviar a angústia dos doentes que não conheciam a fisionomia de quem os acolhe. 

 
 

As fotos, escolhidas pelos próprios funcionários, estampam sorrisos e são acompanhadas de um emoji com uma máscara, toque lúdico para diluir a tensão do enfrentamento da pandemia. Os nomes e as funções de cada colaborador também ganharam destaque.

A ideia partiu da psicóloga Rita Gomes Prieb, do centro de tratamento intensivo (CTI) adulto do HCPA, ao deparar, na internet, com uma imagem de médicos e enfermeiros que afixaram fotos aos jalecos, e foi bem aceita pelo Grupo de Cuidado Centrado no Paciente. 

Contatada, a Coordenadoria de Comunicação da instituição criou o layout e intermediou a negociação com a Centhury Soluções Gráficas, financiadora da iniciativa. Os crachás foram confeccionados em papel plastificado bem resistente, que pode ser higienizado sem sofrer danos.

André Ávila / Agencia RBS
Novos crachás começaram a ser distribuídos a 150 colaboradores do Hospital de Clínicas nesta quinta-feira (30)André Ávila / Agencia RBS

O ambiente de terapia intensiva, destino dos quadros mais severos de covid-19, é, por si só, assustador para quem não está habituado. Se chega desacordado e desperta nesse lugar desconhecido, cercado por aparelhos e imerso em uma atmosfera potencialmente hostil, o paciente costuma sentir medo, angústia e ansiedade. Profissionais que precisam sobrepor uma série de roupas e acessórios para se prevenir do alto poder de contaminação do vírus se transformam em um fator complicador a mais para estressar o indivíduo debilitado. 

— São roupas que beiram o aparato espacial — compara Rita. — Um dia, entrei no CTI, onde trabalho há anos, e não reconheci os meus colegas. Aquilo me impactou — relata.

Por dever de ofício, Rita pensa no tratamento intensivo por parte dos profissionais que prestam assistência e também dos pacientes. A preparação das equipes começou muito antes da entrada do primeiro caso confirmado de coronavírus. Os funcionários tiveram de se habituar a rigorosos processos de paramentação e desparamentação (a colocação e a retirada dos EPIs), uma tarefa extra para intensivistas que atuam, permanentemente, ao ritmo de urgências e imprevistos. Aos poucos, os colegas se habituavam. Restava fazer algo a mais pelas vítimas de covid-19.

— Como é, para o paciente, acordar e não reconhecer quem é aquela pessoa que está ali? Não saber se ela está sorrindo, não conhecer suas feições, ouvindo uma voz que sai abafada. Todas as referências que temos se perdem com a paramentação. Aquilo tudo me tomou: a gente precisa se reconhecer — recorda a psicóloga. 

Antes de vestir as roupas especiais e colocar máscaras, toucas, óculos e escudos faciais, os profissionais precisam retirar, para diminuir riscos, adereços como brincos, anéis e colares. Com o passar dos dias na nova rotina, alguns improvisaram, escrevendo seus nomes no avental com caneta para tecido, na tentativa de suavizar a insegurança dos pacientes. 

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença.

Para o projeto do "supercrachá", solicitaram-se aos colaboradores fotos de seus acervos pessoais — registros de que gostassem e em que aparecessem, preferencialmente, sorrindo. A expectativa de Rita é de que o tratamento seja contemplado com um toque mais personalizado.

— Certamente, os pacientes sentem que são muito bem cuidados e tratados com carinho e respeito. Agora, eles poderão ver quem é aquela pessoa que faz com que eles não sintam dor, que traz conforto, que os escuta — afirma a psicóloga. 

A enfermeira intensivista Jaqueline Sangiogo Haas e a médica intensivista Paula Berto receberam as identificações remodeladas nesta quinta. 

— Os pacientes não sabiam quem estava atendendo, se era um enfermeiro, um médico, um fisioterapeuta ou um técnico em enfermagem. Viam só a cor dos olhos e o modelo dos óculos. O crachá vai ajudar a resgatar a nossa identidade — crê Jaqueline.

Na linha da psicóloga Rita, Paula observa que os crachás devem amenizar a despersonalização acentuada pela pandemia.

— A UTI já é um ambiente muito inóspito, com todos vestidos da mesma maneira. Mas, normalmente, temos rosto. Ao não ver o nosso rosto, como agora, os pacientes ficam mais ansiosos e agitados, o que dificulta até a evolução clínica — avalia a médica, que acredita que o adereço facilitará as relações com os colegas contratados recentemente e também com os conhecidos.