Offline
Saiba como evitar acidentes com as crianças em casa durante o isolamento Sociedade Brasileira de Pediatria divulga orientações para pais que estão cuidando de seus filhos pequ
22/04/2020 09:20 em Governo

Saiba como evitar acidentes com as crianças em casa durante o isolamento

Sociedade Brasileira de Pediatria divulga orientações para pais que estão cuidando de seus filhos pequenos e adolescentes
Evite acidentes em casa Foto: Arte O Globo
Evite acidentes em casa Foto: Arte O Globo

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou há duas semanas um guia com orientações para evitar acidentes com crianças. O material foi produzido quando ainda não havia previsão de que um vírus assolaria o mundo. Além de relacionar acidentes domésticos, ajuda a escapar de tragédias também fora de casa, como atropelamento e afogamento no mar. Pandemia instalada e isolamento, para quem pode, como regra, o documento da SBP ganha ainda mais importância na parte que se refere aos imprevistos no próprio lar. Afinal, pais e mães agora se veem equilibrando o cuidado com os filhos e as atividades laborais, muitas vezes sem conseguir dar a atenção devida à primeira função. E é no descuido que acontece o acidente, que, segundo pesquisa do Datasus de 2017, é a principal causa de morte de crianças de 1 ano a 14 anos no Brasil.

— A pandemia trouxe uma dinâmica nova, pois a solução para um acidente pode ser muito complicada e perigosa. Neste momento, até um machucado de baixa gravidade pode gerar a necessidade de ida ao pronto-socorro, o que significa uma exposição à Covid-19 não desejada — alerta o médico pediatra Marco Antônio Chaves Gama, presidente do Departamento Científico de Segurança da SBP.

 

Ele observa que o hábito de terceirizar o cuidado com as crianças pequenas para uma babá ou uma escola mudou para muitas famílias. Todos estão mais tempo em casa, juntos, e os pais precisam investir em uma atenção por tempos esquecida. É o momento de conhecer melhor a casa, mapeando áreas de riscos, de um vão desprotegido a um bibelô de vidro na mesa.

— Quando a gente constrói uma casa, não pensa necessariamente em acidentes. Eles passam a existir na mente quando acontecem — diz ele. — Mas é preciso buscar esses pontos vulneráveis, antecipar-se. O risco é potencial, não é neurose. E acidentes são previsíveis e podem ser evitado.

 
COMENTÁRIOS