Oito perguntas sobre as máscaras caseiras

Quando a máscara caseira deve ser usada?
Use a máscara quando for inevitável sair de casa - mas lembre-se de que a recomendação segue sendo de isolamento social. Pessoas com sintomas de coronavírus não devem sair de casa, nem com, nem sem a máscara.

Por que não devo usar máscara cirúrgica?
Porque há escassez desse produto no mundo inteiro, e esse tipo de máscara deve ser deixado para os profissionais da saúde, que não podem trabalhar sem elas. 

 

Para que serve a máscara caseira?
A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de saliva, que disseminam o covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem. 

Mesmo com a máscara, é preciso ter outros cuidados?
Mesmo usando a máscara, a pessoa precisa seguir à risca às medidas preventivas já recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70%. Também lembre-se que não deve ficar tocando a parte da frente da máscara para não contaminar sua mão com gotículas e espalhar o vírus.

Quais tecidos podem ser usados na confecção da máscara?
As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, segundo o Ministério da Saúde. Segundo o órgão, serve qualquer pedaço de tecido: vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina. Mas é preciso ter ao menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.

Como higienizar a máscara?
A máscara pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando-a de molho por cerca de 20 minutos. Deixe secar ao sol, de preferência.