O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, mundialmente conhecido como Fica, teve a 21ª edição confirmada para setembro deste ano. A informação foi atestada pela Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás) na última terça-feira (10).
O festival retorna à agenda de Goiás após não ter sido realizado em 2019. Conforme Edival Lourenço, secretário de Cultura à época, a não-realização deu-se por dificuldades jurídicas e administrativas, tendo em vista que as dívidas – que somavam R$ 1,5 milhão – da edição de 2018 ainda estavam pendentes e não havia dinheiro em caixa para saldar o débito.
O anúncio do Fica marcou os 100 dias do secretário Adriano Baldy frente à pasta. “Em reunião com o governador Ronaldo Caiado, ele me concedeu o autorizo e o festival, consolidado no mercado há 20 anos, será preparado com muito carinho pela nossa equipe”, comemorou.
O Fica 2020 acontecerá entre os dias 1º e 6 de setembro, na Cidade de Goiás.
O Fica
Lançado em 2019, o Fica acontece tradicionalmente na Cidade de Goiás, antiga capital e berço histórico e cultural do Estado.
Com diversas premiações e cada ano com um tema diferente, o festival já é tradição da Cultura goiana, atraindo grande público – inclusive internacional – para a cidade sede. Os olhos da mídia mundial também se voltam para a semana de mostras e exibições.
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental se consagrou, a nível mundial, como o um dos maiores festivais cinematográfico sobre o Meio Ambiente.
Em 2019, para preencher a lacuna deixada pela descontinuidade do Fica, foi criado o Festival de Goyaz e Meio Ambiente, fruto da parceria entre a população da cidade e Prefeitura Municipal.