Águia de Ouro é a campeã do carnaval de SP pela 1ª vez
Escola mostrou evolução do conhecimento humano, da Idade da Pedra à esperança nos robôs. Carro sobre a bomba atômica levou integrantes da comunidade japonesa e lembrou Hiroshima.
Por G1
Comemoração do título na Águia de Ouro — Foto: Celso Tavares/G1
A Águia de Ouro é a grande campeã do carnaval 2020 de São Paulo. Este é o primeiro título da escola no Grupo Especial do carnaval paulista. Foi a primeira vez em 43 anos que a agremiação levou o título de campeã do carnaval de SP.
A escola levou o troféu com enredo sobre a evolução do conhecimento humano, da Idade da Pedra à esperança nos robôs.
Em nota da escola, antes da apuração, a escola disse que a intenção foi uma "manifestação respeitosa" que "não pode ser confundida com qualquer tipo de insulto, difamação e principalmente desonrar uma triste lembrança do sofrimento de um povo irmão".
Carro da Águia de Ouro representa o bombardeio de Hiroshima — Foto: Ardilhes Moreira/G1
A presença do carro no desfile de sábado (22) causou polêmica nas redes sociais. Representantes da comunidade japonesa disseram que o carro suscitava lembranças ruins e tristes.
“Eu não sei nem o que eu vou fazer, eu vou beijar a boca de um por um”, disse ele. “Eu não sei o que tô sentido, eu tô muito feliz, a comunidade da Pompeia está há 43 anos atrás desse título”, declarou.
Quadra da Águia de Ouro — Foto: Ana Paula Campos/TV Globo
Quadra da Águia de Ouro em festa — Foto: Ana Paula Campos/TV Globo
Comemoração da Águia de Ouro, no Anhembi, nesta terça-feira (25); escola venceu o carnaval de São Paulo 2020 — Foto: Celso Tavares/G1
Integrantes da Águia de Ouro comemoram o título do grupo especial do carnaval de São Paulo, nesta terça-feira (25), no Sambódramo do Anhembi — Foto: Celso Tavares/G1
O resultado final do carnaval de SP em 2020 — Foto: Arte/G1
“Eu não sei o que tô sentido, eu tô muito feliz. A comunidade da Pompeia está há 43 anos atrás desse título”, disse o mestre Juca, da Águia de Ouro.
De acordo com o mestre Juca, que representa o presidente da escola, o diferencial que levou a escola à vitória foi a união da agremiação. “A união da comunidade. A gente veio do grupo de acesso em 2019, ficamos em sexto lugar no Grupo Especial e provamos que a gente era grande.”
Em apuração emocionante, a escola deslanchou no penúltimo quesito e desbancou a Tatuapé, que liderava desde as primeiras notas.
Tati Minerato comemora título da Águia de Ouro — Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação