Dezenove candidatos a vereador renunciam
19/09/2016 10:02 em Novidades

Dos 585 candidatos a vereador de Aparecida de Goiânia, 19 desistiram de concorrer ao cargo e tiveram a renúncia homologada pelo juiz eleitoral. São 11 mulheres e oito homens, sendo cinco candidatos do DEM; quatro do PRTB; três do PMB e dois do PSDB. Também contabilizaram perdas os partidos PP, PTN, PRP, PTB e PHS.

São eles: Edvania Freitas de Souza (PMB); Aline Pontual (DEM); Ana Clara (PMB); Ângela Aparecida (PP); Djonata Ferreira (PSDB); Fabíola Luz (DEM); Gellys Teixeira (PSDB); Geni Rosa (PRTB); Iury Ramos (PTN); Jonatan Campos (PRP); Jucely Araújo (DEM); Juliana Oliveira (PRTB); Kleber Alves (PTB); Marines Eurides Moreira (PRTB); Roberta Mello (PHS); Roseli Silveira (DEM); Silvani Brandão (PRTB); Sueli Feirante (DEM) e Valdecy Pereira (PMB).

O advogado eleitoral e autor do livro Manual das Eleições, Leonardo Batista, elencou três principais fatores para a renúncia. Um deles se refere ao limite de gasto imposto pela legislação nestas eleições, o que restringe a campanha dos candidatos. Outro fator correlacionado é a proibição da doação de pessoa jurídica, o que representava o grosso das doações.

Segundo ele, grande parte dos candidatos não possui recurso financeiro para bancar sua própria postulação e, com a crise econômica, pessoas físicas estão temerosas em doar. Para o advogado, há no País a cultura da doação por parte dos cidadãos comuns, mas o quantitativo da pessoa jurídica é maior, em virtude do maior rendimento deste público. “Com a crise, as pessoas físicas ficam mais limitadas e com receio de fazer as doações”, salientou.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!