Goianos se surpreendem com tema da redação do Enem 2019
04/11/2019 17:39 em Nossa Região

Por Lis Lopes e Vitor Santana, G1 GO

 


 
Tema da redação do Enem surpreende alunos goianos — Foto: Lis Lopes/G1Tema da redação do Enem surpreende alunos goianos — Foto: Lis Lopes/G1

Tema da redação do Enem surpreende alunos goianos — Foto: Lis Lopes/G1

Alunos que fizeram a prova do Enem em Goiânia contam que ficaram muito surpresos com o tema da redação este ano: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Os estudantes ficaram divididos em relação à dificuldade geral da prova.

“Achei que ia ser um tema mais sério. Comparado aos anos anteriores, achei bem descontraído”, disse Gláucia Brenda Martins de Souza, de 20 anos.

Já o vendedor de chocolates Aloízio Barbosa Campos, de 57 anos, que quer cursar medicina, criticou a escolha do tema. Ele e o filho fizeram prova na mesma sala. “Horrível. Ninguém achava que era isso. Achei que era meio ambiente, temas atuais, coisas do nosso dia a dia. Tema sobre queimadas, racionamento de água, mas não cinema”, disse.

 
Pai e filho fazem prova na mesma sala, em Goiânia — Foto: Lis Lopes/G1Pai e filho fazem prova na mesma sala, em Goiânia — Foto: Lis Lopes/G1

Pai e filho fazem prova na mesma sala, em Goiânia — Foto: Lis Lopes/G1

Segundo professores ouvidos pelo G1o tema não estava entre as principais apostas e discussões nos cursinhos ou redes sociais durante o ano, e a área de cultura há anos não aparecia no Enem.

Para Ryan Vitor Soares Rodrigues, de 18, os conteúdos cobrados foram exigentes. “Foi bastante complicado, complexo. Mas, graças a Deus, deu tudo certo. A redação foi bem tranquila, achei fácil. As questões foram mais difíceis”, disse.

O estudante Guilherme Nogueira de Souza Espíndola, de 18 anos, avalia que a prova dependia muito da interpretação de texto. “Se a pessoa não tivesse uma boa interpretação era perigoso confundir as respostas”, disse.

A autônoma Maria Amélia Rodrigues Campos, de 63 anos, está no último ano de psicologia e, agora, quer começar pedagogia. Ele também não esperava o tema cobrado na redação. “Foi interessante. Deixei para o final, mas consegui desenvolver bem”, disse. Sobre a prova, ela pontua que achou difícil, com conteúdos bem complicados.

 

Enem em Goiás

 

Quase 170 mil candidatos estavam inscritos para fazer a prova em Goiás. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, visitou a capital durante a tarde. Ele foi até um colégio militar no Jardim Guanabara para ver a aplicação da prova.

Um aluno perdeu a prova por erro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no endereço do local de prova. Ele vai fazer o exame em dezembro. O jovem disse que, após descobrir o erro não tinha internet no celular para consultar o local certo e nem dinheiro para pagar um táxi.

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!