O melhor café do mundo é brasileiro e de Minas Gerais!
17/06/2019 18:34 em Novidades

O melhor café do mundo é brasileiro e de Minas Gerais!

Compartilhe:
 
 

 

 
 
Vista parcial da bela e pacata cidade de Cristina. Fotografia de Sandra Walsh
Beber um cafezinho já é um hábito do brasileiro, tanto que 97% dos brasileiros adultos tem o costume de consumir o café em algum momento do dia – seja ele puro, com leite ou em outras variedades. O país é o segundo maior consumidor da bebida (perdendo apenas para os Estados Unidos) e é o maior produtor.
Com tanta produção acontecendo por aqui, não é de se espantar que o Brasil seja o atual detentor do título de “melhor café do mundo”. No pequeno município de Cristina, no Sul de Minas Gerais, se encontra a fazenda de Sebastião Afonso da Silva, produtor responsável por bater o recorde de pontuação no Cup of Excellence, principal concurso internacional da qualidade dos cafés. (foto abaixo de Sandra Walsh)
A Serra da Mantiqueira, na região sul de Minas, é favorecida graças ao solo, clima e altitude extremamente propícios ao cultivo do grão. Nas “montanhas mágicas do café brasileiro”, Sebastião fez seu ganha pão. Em seu terreno, o mineiro encontrou o ambiente perfeito para o desenvolvimento de sua safra de café especial da espécie arábica: a posição do sol sobre a plantação, chamada de “meia face”, proporciona um clima mais ameno, gerando uma colheita tardia – que mantêm os grãos maduros por mais tempo nos galhos. Além disso, todo o cuidado faz a diferença: a colheita é feita à mão, utilizando a técnica chamada de derriça – onde se arrasta o café ao longo do ramo – e o resultado é um maior aproveitamento de grãos.
Cristina faz divisa com os municípios de Olímpio Noronha, Carmo de Minas, Dom Viçoso, Maria da Fé, Pedralva e Conceição das Pedras e fica a 416 km de Belo Horizonte
--------------------------------------------------------------
As fotografias de autoria de Sandra Walsh, são inserções nossa e não fazem parte da matéria original.
Fonte: http://www.cafedomercado.com.br/o-melhor-cafe-do-mundo-e-brasileiro/
COMENTÁRIOS