Novas ambulâncias melhoram transporte de pacientes da rede de Saúde de Aparecida
04/05/2019 11:30 em Nossa Região

Novas ambulâncias melhoram transporte de pacientes da rede de Saúde de Aparecida

 

Com o objetivo de melhorar os serviços de saúde prestados à população de Aparecida, o prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, realizaram na manhã desta sexta-feira (3) a entrega de quatro novas ambulâncias para atender aos pacientes da rede municipal. A entrega aconteceu na UPA Flamboyant e contou com a presença de diversas autoridades e também da comunidade local. Os veículos têm capacidade para transportar cerca de dois mil pacientes por mês.

"As pessoas podem fica tranquilas, pois seguiremos investindo na melhoria da qualidade de vida. Além das ambulâncias do SAMU, que fazem o trabalho diretamente ligado aos Cais, estamos aos poucos renovando toda a nossa frota de ambulâncias. O HMAP já está funcionando com 40% de sua capacidade. Parte dos leitos normais e de UTIs já estão em funcionamento, por exemplo. Acabamos de receber os recursos restantes para a aquisição do restante dos equipamentos e esperamos que até o final do ano este hospital esteja funcionando em sua capacidade total" - pontua o prefeito.

Alessandro Magalhães explica que aquisição das novas ambulâncias fortalece a frota de suporte básico da rede municipal, que faz atendimentos de urgência de baixa e média gravidade, quando o paciente não corre risco de morte iminente. Ele conta que os veículos também vão melhorar o transporte de pacientes que realizam tratamentos de saúde programados, como hemodiálise e fisioterapia, ou que tenham mobilidade reduzida.

"As antigas ambulâncias eram muito pequenas e isso dificultava a entrada dos profissionais. Essas novas são bem maiores. Além disso, têm a maca retrátil e a possibilidade de instalação não apenas do oxigênio, mas de toda a estrutura das ambulâncias do SAMU, com suporte avançado. Agora o técnico de enfermagem poderá ficar de pé, ao lado do passageiro, sempre que preciso" - completa.

O secretário explica ainda que as novas ambulâncias têm porte avançado, com estrutura muito melhor do que as que vinham sendo utilizadas anteriormente. "Essas novas ambulâncias permitem a instalação de cilindros de oxigênio e monitores cardíacos, por exemplo. Elas atenderão pacientes de baixa e média complexidade".

Segundo ele, os pacientes que precisam de algum exame e também os acamados que necessitam de algum transporte, também serão beneficiados com a aquisição. "Essas ambulâncias atenderão todos aqueles pacientes que necessitem ser transportados de nossas unidades para a internação, mas que não necessitem de suporte técnico avançado dentro da ambulância serão beneficiados. Neste caso utilizaremos as ambulâncias do SAMU".

Investimentos - A aquisição dos veículos ocorreu com recursos do Fundo Municipal de Saúde. O investimento foi de aproximadamente 660 mil reais. Com as novas ambulâncias, a frota de suporte básico da Prefeitura passa a ter 11 veículos, que atendem toda a rede. A previsão é que o município adquira ainda neste ano outras novas duas ambulâncias.

 “Estamos revolucionando a Saúde de Aparecida e esse processo envolve investimentos em todas as áreas, como infraestrutura das unidades, capacitação dos servidores, transporte dos pacientes. Acompanhei a compra dessas ambulâncias e posso afirmar que buscamos o que têm de melhor no mercado. São carros maiores, que trarão mais conforto, segurança, agilidade e eficiência aos nossos serviços”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!