A própria Receita Federal indica que dependentes duplicados, erros de digitação de valores e limites acima dos autorizados estão entre os erros mais comuns na hora do contribuinte emitir a declaração do Imposto de Renda
Goiânia, 29 de abril de 2019 – Muitos contribuintes ainda possuem dúvidas na hora de declarar o Imposto de Renda e alguns erros podem levá-los a cair na malha fina (uma abstração ao processo de verificação de inconsistências da declaração do imposto IRPF).
No fim do ano passado, a Receita Federal informou que 628 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2018 devido a inconsistências nas informações prestadas. Os contribuintes podem apresentar suas declarações até o dia 20 de abril. A Receita Federal recebeu apenas 40% das declarações esperadas para este ano. A expectativa é de receber 30,5 milhões de declarações. Até o momento, 6,6 milhões de contribuintes ainda não entregaram o documento. O prazo, que começou no dia 7 de março, termina nesta terça-feira O prazo finaliza na próxima terça-feira (30).
Erros frequentes na declaração do IR:
- Preencher números e valores errados
- Omitir rendimentos
- Incoerência da renda declarada e o cartão de crédito
- Incoerência nos valores com despesas médicas
- Deixar de informar pensão alimentícia
- Inclusão de despesas com educação não dedutíveis
- Inclusão de dependentes indevidamente
- Deduzir qualquer tipo de doação