Municípios goianos contemplados com Cartão Reforma
29/12/2017 17:42 em Governo



Municípios goianos contemplados com Cartão Reforma

 

O Estado de Goiás teve 17 municípios contemplados com o Cartão Reforma, do governo federal. Ao todo, esses municípios conseguiram aprovar 27 propostas para atendimento com o Cartão Reforma, o que deverá beneficiar 2.748 famílias. Foram selecionados no primeiro edital do Cartão Reforma, com lista divulgada no Diário Oficial da União no dia 22 último, 79 municípios de 23 estados, com atendimento a cerca de 14 mil famílias com investimento de aproximadamente R$ 80 milhões.

Vários municípios goianos que tiveram as propostas recusadas recorreram no prazo estabelecido e conseguiram a aprovação, elevando de sete para 17 o total de contemplados com o programa. Os recursos disponíveis para esses municípios são da ordem de R$ 15,8 milhões. A novidade em Goiás é a parceria com o Cheque Reforma, que inspirou o programa federal. O governador Marconi Perillo autorizou aporte de 30% sobre o valor total do benefício federal para ampliar o atendimento às famílias no Estado.

Para viabilizar a parceria,  foi proposta alteração na Lei 14.542/2003, que instituiu o programa Cheque Mais Moradia. Segundo o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, Goiás é referência em execução de políticas públicas de habitação de interesse social, com vários prêmios conquistados pela Agehab. De acordo com Stival, o governador Marconi Perillo vem fazendo desde 2011 uma revolução na habitação em Goiás, o que tem chamado muito a atenção dos gestores públicos brasileiros. “O governo federal inspirou-se no Cheque Reforma para criar o Cartão Reforma. O governo do Paraguai também veio conhecer o funcionamento do Cheque Mais Moradia para incrementar a produção habitacional para as famílias que mais precisam. Isso reflete a excelência e o alcance social do trabalho que o Governo de Goiás está realizando em vários setores”, destaca o presidente da Agehab.

 Municípios beneficiados

 

Inspirado no modelo goiano do Cheque Mais Moradia, modalidade Reforma, o Cartão Reforma visa combater o déficit qualitativo de moradias, proporcionando condições desejáveis de habitação às famílias de baixa renda sem necessidade de construção de novas unidades. Foram selecionados os seguintes municípios goianos: Águas Lindas, Alvorada do Norte, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Bonfinópolis, Carmo do Rio Verde, Ceres, Formosa, Ipameri, Itaberaí, Jaraguá, Nova Veneza, Sanclerlândia, Santa Rita do Araguaia, Senador Canedo, Uruaçu e Vianópolis. 

COMENTÁRIOS