Offline
Prefeitura em Ação realizará atividades com foco no Meio Ambiente
04/11/2017 18:34 em Nossa Região

Entre os dias 6 e 11 de novembro, moradores da região da Serra das Areais serão beneficiados com diversos serviços da Prefeitura de Aparecida. Força-tarefa irá intensificar ações de fiscalização na maior área verde do município.

A Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) irá instalar câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos na Serra das Areias,  principal reserva ambiental do município com 2.890 hectares de área de preservação e 59 nascentes, que são responsáveis pelo abastecimento de 37 bairros da cidade. A iniciativa é uma das ações que serão realizadas durante a 5ª edição do Prefeitura em Ação, que acontecerá entre os dias 6 e 11 de novembro.

“Teremos a inauguração de duas bases de fiscalização, uma no Jardim dos Ipês e outra no Comendador Walmor. Serão instaladas câmeras de vigilância com infravermelho com alcance de 5 quilômetros e abrangência de 360º”, explica o secretário de Meio Ambiente, Ezizio Barbosa. Ele destaca que o trabalho de monitoramento será feito 24 horas em uma central, que será implantada na sede da SEMMA. “Daqui estaremos acompanhando o que acontece na serra, inclusive, durante a noite”, pontua.

Além do videomonitoramento, outras ações serão realizadas com objetivo de fortalecer a fiscalização da maior área verde de Aparecida. “Uma empresa irá instalar 100 placas de sinalização dentro da Serra das Areais e será feito um trabalho de educação ambiental com moradores do interior da área de preservação. Também entregaremos oficialmente uma caminhonete zero quilômetro para as equipes de fiscalização da SEMMA, destaca Ezizio Barbosa.

O secretário de Meio Ambiente explica que a intenção da SEMMA não é multar ou proibir o acesso à Serra das Areias. Ele ressalta que a área verde é dividida em zonas de amortecimento e que o cidadão deve ficar atento as regras de utilização para cada uma delas. “As pessoas que quiserem acampar, como muitos religiosos fazem, precisam solicitar a autorização de uso. Elas poderão ter a possibilidade de conseguir a permissão para usar o local de forma sustentável. Veículos não serão permitidos na região mais alta”, lembra.

Em meio a crise hídrica, que atinge a região da grande Goiânia, a prefeitura intensifica a fiscalização nas nascentes que estão dentro da área de preservação ambiental. Segundo o gestor, os responsáveis por empreendimentos que causam algum tipo de impacto ao meio ambiente são responsáveis pela recuperação da área degradada. “Já temos 18 nascentes que eles irão reflorestar, cercar e cuidar por um período de dois anos, ou seja, o trabalho será feito em parceria com a sociedade”, frisa.

Com foco na preservação ambiental, uma força-tarefa irá mobilizar centenas de trabalhadores, que durante a semana do Prefeitura em Ação, realizará os serviços de poda de árvores, retirada de entulhos, roçagem, troca de lâmpadas, limpeza de bueiros, sinalização e recapeamento das vias de trânsito, pintura de meio fio entre outros serviços na região da Serra das Areais. A ação irá beneficiar moradores dos setores Comendador Walmor, Alto Paraíso, Jardim Dom Bosco e Jardim dos Ipês.

Na sexta, 10, e sábado, 11, a comunidade local terá à disposição centenas de serviços gratuitos como emissão da Carteira de Identidade, CPF, Passaporte e Cartão do Idoso, corte de cabelo, vacinação, consultas oftalmológicas e odontológicas, doação de mudas, atendimento jurídico, encaminhamento para o mercado de trabalho, atividades culturais entre outros.

 

 

Fonte: Rodrigo Augusto
COMENTÁRIOS