Caminhada Eu Vou de Rosa reúne dezenas de mulheres em prol do combate ao câncer de mama
04/10/2017 00:04 em Nossa Região

Caminhada Eu Vou de Rosa reúne dezenas de mulheres em prol do combate ao câncer de mama

Em alusão ao Outubro Rosa que tem como objetivo conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, foi realizada no final da tarde desta terça-feira, 03, a Caminhada Eu Vou de Rosa. A ação foi realizada pela Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva da Mulher e saiu da Praça da Matriz em direção ao Parque da Família na Avenida Independência.

 

A caminhada de pouco mais de um quilômetro contou com a presença de diversas mulheres e homens. A primeira dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha destacou a importância de ações como esta para alertar as pessoas sobre a prevenção ao câncer, que hoje é o que mais mata mulheres no país. “Além da caminhada para chamar a atenção da sociedade, realizaremos palestras, roda de conversas, consultas médicas, para conscientizar e falar sobre o tema de prevenção e também outros temas que envolvem as mulheres”, disse Mayara.

 

Após cinco anos de ter superado um câncer de mama, a secretária executiva da Mulher, Tia Deni, explica que o auto exame é o primeiro passo na prevenção à doença. “Quanto mais cedo você descobre o tumor, mais eficaz será o tratamento e as chances de cura aumentam consideravelmente. Eu descobri o meu cedo, por isso hoje estou aqui para alertar outras mulheres da necessidade do autoexame e dos exames de rotina”, sublinhou a gestora executiva.

Presente na largada da caminada, o prefeito Gustavo Mendanha ressaltou a necessidade de ações e políticas públicas para o empoderamento das mulheres e da prevenção. “A grande quantidade de pessoas nesta ação mostra que as mulheres estão cada dia mais empoderadas e em busca de meios para melhorar sua saúde e qualidade de vida e a prevenção contra o câncer faz parte disso. A caminhada é importante para que outras pessoas se conscientizem e busquem fazer os exames periodicamente”, pontuou.

Campanha

A caminhada Eu Vou de Rosa faz parte das atividades do mês Outubro Rosa, onde a secretaria de Assistência Social programou diversas ações voltadas para a conscientização da prevenção e do auto exame da mama. Para esta quinta-feira, das 10h às 17h no Espaço Múltiplo Rosa, estão programadas a realização de consultas com Clínico Geral e encaminhamento de especialidades e exames. As vagas são limitadas.

Auto exame

Os especilistas indicam o auto exame da mama a partir dos 15 anos de idade e não mais apenas na fase adulta, pois o câncer tem afetado cada vez mais mulheres jovens. De acordo com a diretora do Centro Clínico do município, Camila Rosa, caso a paciente, durante o exame do toque, encontre algum nódulo no seio, deve agendar uma consulta com ginecologista pelo 0800.

“O médico irá solicitar os exames periódicos e com os resultados em mãos, se houver necessidade, encaminhará a paciente para o mastologista que é o especialista em diagnósticos e tratamento de câncer. Esse processo hoje, pelo SUS, no município não tem tido uma fila de espera muito grande, e por isso há a necessidade do auto exame, pois se descoberto ainda no início, as chances de cura são bastante altas”, sublinhou a diretora.

Fonte: Daniela Ribeiro

 

Fotos: Jhonney Macena

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!