Offline
MENU
PUBLICIDADE
Prefeitura de Aparecida e TJGO realizam atendimento para solicitação de Gratuidade de Justiça
Ação conjunta será realizada de 20 a 31 de outubro e antecede a Semana Nacional de Conciliação, facilitando o acesso da população de baixa renda à Justiça
Por Primavera FM
Publicado em 21/10/2025 10:53
Nossa Região

21-10-2025

Entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), realiza atendimento especial para solicitação da Gratuidade de Justiça nas unidades do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão do município.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população de baixa renda ao benefício, que isenta pessoas físicas do pagamento de custas processuais, despesas e honorários periciais em ações judiciais e custas extrajudiciais, como protesto, por exemplo. A ação faz parte das atividades preparatórias para a Semana Nacional de Conciliação, que será promovida entre 3 e 7 de novembro em todo o país.

Durante o período de atendimento, os cidadãos poderão receber orientações sobre critérios de concessão, documentação necessária e forma de solicitação digital, garantindo um processo mais acessível e desburocratizado.

Entre os documentos exigidos estão RG e CPF (ou CNH), comprovante de residência atualizado, comprovante de renda ou auto declaração de hipossuficiência, além de outros comprovantes que possam ser solicitados pelo magistrado responsável.

De acordo com o Código de Processo Civil (arts. 98 a 102), a Gratuidade de Justiça é concedida a quem comprovar insuficiência de recursos para arcar com as despesas do processo sem comprometer o próprio sustento e o da família.

“Essa parceria entre o Município e o Tribunal de Justiça reforça o compromisso da gestão com o acesso à cidadania e à justiça social. Queremos que os aparecidenses tenham todas as condições de resolver suas demandas na área judicial de forma simples e rápida”, destacou o prefeito Leandro Vilela.

Pontos de atendimento: Os atendimentos e orientações estarão disponíveis em todas as unidades do SAC Aparecida — localizadas no Centro, Cidade Administrativa, Parque Flamboyant, Vila Brasília, Veiga Jardim, Cidade Livre e Polo Empresarial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!