Offline
Presidente Gilsão Meu Povo anuncia a criação de cargo para intérprete de Libras na Câmara de Aparecida de Goiânia
Decisão é fruto de discussões sobre inclusão e acessibilidade durante Sessão Ordinária
Por Primavera FM
Publicado em 08/04/2025 16:11
Nossa Região

08-04-2025

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 08/04/2025. Buscando tornar a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia ainda mais inclusiva e acessível, o Presidente da Casa, vereador Gilsão Meu Povo, anunciou, em primeira mão, durante Sessão Ordinária, que nas alterações que serão feitas na reforma administrativa do Legislativo incluirá a criação do cargo de intérprete de Libras.

“Tenho a alegria de anunciar que, dentro da nossa proposta de alterar a reforma administrativa, será criado o cargo de intérprete de Libras na estrutura da Câmara Municipal. Essa é uma medida fundamental para garantir a inclusão e o direito à comunicação de todas as pessoas. Parabenizo o vereador Lipe e todos os vereadores que se manifestaram em apoio à causa. Esta Casa é inclusiva e estará sempre aberta à diversidade”, declarou o presidente.

A decisão foi motivada por um amplo debate realizado em sessão, iniciado pelo vereador Lipe Gomes, que levou ao plenário uma intérprete de libras e representantes da Associação dos Surdos e Mudos de Aparecida.

Emocionado com a repercussão da iniciativa, o vereador agradeceu o apoio dos colegas e destacou a importância do gesto institucional.

“Não sabia que uma ação simples, como trazer uma intérprete para me acompanhar no plenário, teria um impacto tão grande. Hoje demos um grande passo”, destacou Lipe Gomes

Apoio unânime dos parlamentares

Diversos vereadores se manifestaram em apoio à causa, reforçando o compromisso da Câmara com a acessibilidade. O vereador Tales de Castro defendeu que o Legislativo seja exemplo de inclusão e destacou que a presença de intérprete de Libras deveria ser obrigatória em todos os órgãos públicos.

Por sua vez, o vereador Dieyme Vasconcelos parabenizou a iniciativa que trouxe representantes da comunidade surda ao plenário, salientando que o parlamento deve voltar seu olhar às pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo ele, cada indivíduo, independentemente de suas limitações, possui um propósito e merece respeito e oportunidades. Para Dieyme, a inclusão vai além das políticas públicas, tratando-se de um compromisso com a justiça, com os princípios e com o amor ao próximo, sendo a valorização da dignidade humana um dever de toda sociedade justa.

Já o vereador Mazinho Baiano lembrou que, em determinado período, a Secretaria Municipal de Educação ofereceu um curso de capacitação em Libras para os servidores. Ele ressaltou a importância de retomar e ampliar essa formação para todos os órgãos da administração pública.

Em seguida, o vereador André Fortaleza, ex-presidente da Casa, lembrou que, durante sua gestão, buscou viabilizar uma parceria com a Prefeitura para disponibilizar intérpretes de Libras, mas não obteve respaldo. Ele afirmou que a Câmara sempre respeitou as pessoas com deficiência, contando com uma estrutura física acessível, mas que, em relação ao cargo de interprete, pontuou que é preciso avançar criando o cargo de forma efetiva, por meio de concurso público.

Por fim, Isaac Martins pontuou a necessidade de um olhar mais atento do poder público para a inclusão, com políticas que garantam direitos, oportunidades no mercado de trabalho e qualidade de vida. Isaac defendeu que o respeito às pessoas com deficiência deve estar no centro das ações do Legislativo, assim como já ocorre com outras pautas importantes, como as políticas voltadas às mulheres e às crianças com autismo.

Representantes da comunidade surda participam da sessão

Convidados pelo vereador Lipe Gomes, representantes da Associação dos Surdos de Aparecida acompanharam a sessão e usaram a tribuna para agradecer o gesto da Câmara. Por meio de uma intérprete, o presidente da entidade, Erivan, falou sobre o histórico de invisibilidade da comunidade e a expectativa de mudanças a partir da decisão anunciada.

O presidente da Associação explicou que a entidade existe há três anos e que, até então, não havia recebido apoio efetivo do poder público. No entanto, após os encaminhamentos da sessão, afirmou estar esperançoso e agradeceu ao vereador Lipe e a todos os parlamentares que compreenderam a importância da pauta.

Departamento de Comunicação (3283-2525)

Diretor de Comunicação – Lucas Alves

Assessor de Comunicação - Paulo Cavalcanti

Operador de vídeo - Luciano Oliveira Lima

Fotógrafo – Marcelo Silva

 

Comentários