Offline
Maduro mobiliza tropas na fronteira após envio de navio britânico
29/12/2023 20:19 em Novidades

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou a mobilização de tropas na fronteira com a Guiana a partir desta quinta-feira, 28 de dezembro, em resposta à presença do navio militar britânico HMS Trent nas águas guianenses.

O anúncio foi feito por meio de um comunicado da ditadura, no qual Maduro ordena a ativação imediata da Ação Conjunta “General Domingo Antonio Sifontes”, envolvendo as Forças Armadas Bolivarianas, sobre o Caribe oriental e a Fachada Atlântica, que corresponde às costas norte e nordeste da Venezuela, ao lado da fronteira com a Guiana.

 

A medida surge como reação ao envio do HMS Trent, um navio de patrulha com capacidade para até 50 soldados, à costa da Guiana. O navio britânico, inicialmente designado para operações de combate ao tráfico de drogas no Caribe, agora realizará exercícios conjuntos com a Marinha guianense.

As ameaças do regime de Maduro de anexar a região guianesa de Essequibo, rica em petróleo e representando 70% do território da Guiana, motivaram a mobilização militar. A Guiana, com laços históricos com o Reino Unido como ex-colônia britânica e membro da Commonwealth, observa atentamente o desenvolvimento da situação.

 

 

 

COMENTÁRIOS