Por iniciativa do deputado Fred Rodrigues (DC), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa quinta-feira, 14, sessão solene extraordinária em homenagem a jornalistas goianos. O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo a profissionais da categoria.
A solenidade foi conduzida pelo propositor da homenagem, que teve ao seu lado, na Mesa Diretiva: o presidente da TV Brasil Central, Reginaldo Júnior; o diretor da TV Capital; Paulo Fernando; o diretor da TV Brasil Central, Rafael Vasconcelos; a jornalista Amanda Caixeta, na solenidade representando o deputado federal Gustavo Gayer (PL); o secretário de mídias sociais da Alego, Lucas Alves; a jornalista Rosane Rodrigues da Cunha; o jornalista Cézar Rezende; e o chefe de gabinete de Fred Rodrigues, Rafael Costa.
Após a execução do Hino Nacional, foi exibido um vídeo em homenagem ao jornalista diretor da TV Alego, Paulo Beringhs, que não pôde comparecer à solenidade. Na gravação, trechos de telejornais apresentados por ele e depoimentos de outros jornalistas que atuaram e ainda atuam com Beringhs.
Poder da comunicação
Em seu discurso, Fred Rodrigues lembrou que o jornalismo é muito presente na vida dele. E revelou que suas duas irmãs são jornalistas e ele sempre teve muito orgulho do trabalho delas. Também disse que foi através da comunicação que ele conseguiu se eleger deputado estadual. “Apesar de eu ser graduado em direito, foi através da comunicação, através da análise política, de vídeos, de comentários políticos, que eu consegui a votação muito expressiva que a gente teve. O oitavo mais votado com a campanha mais barata entre os deputados e isso mostra para vocês o poder da comunicação.”
O parlamentar ressaltou que defende o bom jornalismo e a liberdade de expressão, mas que acredita que o bom jornalista é aquele que propaga a verdade, por isso a homenagem da noite. “Eu nunca vou subir aqui para atacar um jornalista, para perseguir um jornalista, para processar um jornalista, pela opinião dele, porque para mim, é muito melhor vocês errados, do que vocês calados. E é justamente para isso que estamos aqui hoje, para valorizar o bom jornalismo.”
Em seguida, a jornalista Amanda Caixeta fez uso da palavra, sublinhando o valor da verdade para o profissional de jornalismo. “Como profissional da área acho que é o momento, diante de tanto debate e de tanta discussão, principalmente em se tratando da política. É o momento de nós, que temos essa oportunidade de propagar a informação com seriedade, de talvez reduzirmos um pouco, voltarmos um pouco nos degraus e reconhecermos que não somos detentores da verdade.”
Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, Thiago Humberto subiu à tribuna para falar em nome dos homenageados. Ele iniciou afirmando que a iniciativa da homenagem fortalece o trabalho do jornalista goiano, especialmente, porque o profissional enfrenta muitas dificuldades no dia a dia. Humberto pontuou que uma das qualidades de Fred Rodrigues sempre foi o respeito por seus oponentes ou adversários e a coragem de debater com quem quer que fosse.
“Essa é uma qualidade que poucas pessoas têm, infelizmente. Isso é algo que me chamou bastante a atenção no Fred debatedor. E a gente está percebendo isso, durante seu mandato, que ele dá continuidade a esse posicionamento. Tem suas opiniões, muitas delas muitas pessoas não concordam, relutam, inclusive, a essas opiniões, mas ele mantém esse respeito ao outro”, disse Humberto.
Após o encerramento dos discursos, os outros homenageados da noite receberam os Certificados do Mérito Legislativo.