22-08-2023
O apresentador de TV, Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, vai ter prioridade na fila de transplante por um novo coração. A informação foi cedida pela coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, a médica Silvia Ayub Ferreira.
Faustão faz parte de um grupo de pacientes internados e com medicação intravenosa, que são considerados grupos de risco. “Quando o paciente está internado necessitando de uma medicação inotrópica, para ajudar na contração do coração, ou de algum dispositivo de assistência circulatória, ele passa na frente de pacientes que estão em casa. Ele recebe uma priorização”, disse a especialista.
O apresentador está internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo para tratar insuficiência cardíaca. De acordo com a equipe médica, outros fatores que também ajudam a determinar a posição dos pacientes na lista de espera.
A coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Salomão, disse em entrevista do Metrópoles como são avaliados os critérios técnicos levados em consideração para que uma pessoa receba um órgão.
De acordo com Salomão, fatores como o tipo sanguíneo, a compatibilidade genética e até o tamanho da caixa torácica do paciente definem quem recebe cada coração. “Se eu tenho 1,60m e peso 60kg, não tem como eu receber um órgão de um doador de 2m de altura e 150kg. Vai ser muito grande”, afirma ela sobre doações de coração.
Além disso, a gravidade da doença também define quem tem prioridade na lista de espera.