CPMI de 8 de janeiro é instalada e senadora Eliziane Gama que é aliada de Flávio Dino fica com relatoria
26/05/2023 02:12 em Governo

25-05-2023

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que é aliada do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, um dos que devem explicações sobre os acontecimentos em Brasília, foi escolhida como relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito Mista dos do dia 8 de Janeiro.

A presidência da CPMI ficou com o deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), que é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A Comissão foi instalada nesta quinta-feira (25) no Congresso Nacional.

 
 

O senador Cid Gomes (PDT-CE) é o vice-presidente e o segundo vice é o senador Magno Malta (PL-ES).

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) pediu tempo para contestar a indicação de Eliziane Gama (PSD-MA) como relatora da CPMI. O senador questionou pelo fato de Gama ser aliada do ministro da Justiça, Flávio Dino.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) saiu em defesa de Eliziane e disse que não fazia sentido a contestação do parlamentar, porque a CPMI possui aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente Lula. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) entrou no bate-boca e defendeu a boa-fé da senadora.

 
 

O presidente Arthur Maia propôs reuniões semanais, nas quintas-feiras, e defendeu o direito dos parlamentares investigarem o caso, que já é apurado pelo Supremo Tribunal Federal e pela Polícia Federal.

Ainda chamou a atenção a bronca que o senador Otto Alencar, que presidia a sessão, deu no senador Marcos Do Val, que interrompia a fala de outros parlamentares.

 

A comissão é composta por 16 senadores e 16 deputados federais com mesmo número de suplentes. Ela vai funcionar por 180 dias.

COMENTÁRIOS