Offline
População celebra aniversário de Aparecida de Goiânia com desfile e bolo
12/05/2023 06:53 em Nossa Região

11-05-2023

Milhares de pessoas assistiram na manhã desta quinta-feira,11, ao desfile cívico em homenagem aos 101 anos de fundação de Aparecida de Goiânia. O evento foi realizado na Avenida Independência, na Região Central, e foi prestigiado por dezenas de autoridades.

Leia também:

Transformação na saúde e educação impulsionam desenvolvimento de Aparecida

Gestão Vilmar Mariano valoriza mulheres com criação de secretaria

Na virada para os 101 anos, Aparecida investe R$ 1 bilhão em infraestrutura

O dia de festa em homenagem à cidade começou com o tradicional ‘parabéns para você’ seguido pela distribuição de um bolo temático de 101 metros cortado simbolicamente pelo prefeito Vilmar Mariano e pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.

Banda do Exército Brasileiro durante apresentação no desfile em homenagem aos 101 anos de Aparecida (Foto: Secom/Aparecida)

O Desfile começou com execução do Hino Nacional e do Hino de Aparecida. Em seguida, o público assistiu às apresentações do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal  , bandas marciais e grupos locais que preservam a cultura local. O encerramento foi marcado pelas manobras do grupo Doideira Moto Show.

Ao longo do desfile estudantes de escolas públicas exibiram faixas e cartazes contando um pouco da história da cidade. Um caminhão aberto desfilou com objetos antigos e uma réplica Igreja Matriz para ilustrar como a cidade surgiu em torno do pequeno templo religioso.

“Aparecida cresceu e Apareceu para nosso País. Aparecida é uma cidade grande, mas com seu jeito interiorano e amoroso. É uma alegria celebrarmos o aniversário de nossa cidade”, disse o prefeito Vilmar Mariano à imprensa.

Aparecida de Goiânia aniversário da cidade
Bolo temático foi distribuído gratuitamente à população de Aparecida (Foto: Claudivino Antunes)

Vilmar ainda enfatizou que a população tem bons motivos para celebrar a data e continuar acreditando na cidade. Segundo o prefeito, os moradores serão presenteados com grandes obras.

“Estamos fazendo uma licitação para que possamos fazer a pavimentação asfáltica de várias ruas, estamos reformando as escolas, as unidades de saúde”. Vilmar lembrou ainda que sua gestão dá continuidade ao trabalho iniciado pelos ex-prefeitos Maguito Vilela e Gustavo Mendanha.

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, que representou o governador Ronaldo Caiado enfatizou a grandeza de Aparecida de Goiânia para o Brasil.

Crianças e adolescentes da Guarda Mirim durante desfile em homenagem aos 101 anos de Aparecida (Foto: Secom/Aparecida)

“Aparecida já está entre as trinta maiores cidades do País e apresenta crescimento muito acima da média. Tenho certeza de que nos próximos anos, o prefeito Vilmar, os vereadores e todos os líderes políticos que têm compromisso com a cidade vão se dedicar nos próximos anos para concluir a infraestrutura básica da cidade”.

Daniel Vilela reforçou que o governo estadual é parceiro da administração municipal e que a cidade tem futuro promissor. “Temos a certeza que Aparecida serão não só uma das maiores do Brasil, mas também uma das melhores cidades para se viver”, completou.

 Antecessor de Vilmar Mariano , o ex-prefeito Gustavo Mendanha reforçou que a cidade, nos últimos anos, avançou significativamente. “ Quem nasceu aqui ou que está na cidade há muitos anos sabe muito bem o que estamos comemorando hoje. Não é só aniversário e sim uma mudança de paradigma. Aparecida era uma cidade violenta e marginalizada e agora é uma das que mais brilham no Brasil”.

Prefeito Vilmar Mariano e primeira-dama Sulnara Santana (Foto: Secom/Aparecida)

Após o discurso das autoridades foi realizada a distribuição do bolo temático de 101 metros. Moradores de várias regiões da cidade chegaram cedo para prestigiar o desfile e também comer um pedacinho do bolo.

Denise de Jesus, que mora no Setor Conde dos Arcos, acompanha o desfile todos os anos. “Vou levar bolo para casa para minha barrigudinha [filha]”, disse. Sobre a cidade ela assegura que Aparecida enche sua gente de orgulho. “A cidade melhorou muito, melhorou a saúde, esporte e lazer, melhorou a educação. Aparecida mudou da água para o vinho”.

Guarda Civil Municipal participou do desfile nesta quinta-feira,11 (Foto: Secom/Aparecida)

Marlene Evangelista classificou o bolo como “saboroso”. Moradora do Setor Serra Dourada 3 apontou que a segurança pública melhorou muito nos últimos anos. “Quando vim para cá [Aparecida] era muito perigoso, tinham muitos roubos, não podíamos sair direito nem no portão de casa que éramos roubados. Agora, está mais calmo e com mais policiamento. Aqui é uma cidade melhor”.

Acompanhadas pelos pais ou responsáveis a criançada também curtiu o desfile. “Eu amo essa cidade, nasci aqui e quero morrer aqui”, disse Caio Henrique, de 12 anos. O estudante, que mora no Parque Rio das Pedras, apontou as atrações que mais gostou. “Gostei mais do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da CPE”. Sobre a cidade em geral, ele destacou que gosta dos “shoppings e do rodeio”.

Caminhão aberto com réplica da Igreja Matriz destacou a origem da cidade (Foto: Secom/Aparecida)

Maria Rodrigues, que mora na cidade há 45 anos, classificou o desfile como “lindo”. A moradora do Setor Colina Azul também celebrou os avanços alcançados nas últimas décadas. “Eu vi uma mudança muito grande quando o Maguito Vilela foi prefeito. Depois, veio o Gustavo e continuou. Agora, o Vilmarzinho faz um bom trabalho”.

Aparecida é Show

As comemorações em alusão aos 101 anos de Aparecida de Goiânia seguem até o próximo domingo,14. Com portões abertos, o Aparecida é Show é realizado no estacionamento da Cidade Administrativa Maguito Vilela. Nesta quinta-feira, a atração principal será a cantora Nayara Azevedo. Na sexta-feira, o cantor Léo Magalhães vai comandar a festa. No sábado, será a vez do sertanejo Eduardo Costa. No domingo,14, a banda Raça Negra e a final das montarias de rodeio encerram a semana festiva.

Prestígio

O tradicional desfile cívico em homenagem ao aniversário da cidade foi prestigiado por diversas autoridades políticas. Participaram os deputados estaduais Veter Martins, Major Araújo e Mauro Rubem; o deputado federal Professor Alcides; o ex-deputado federal João Campos; vereadores e ex-vereadores; secretários municipais e líderes religiosos e empresariais.  

Bolo temático foi distribuído para população antes do início do desfile cívico (Foto: Secom/Aparecida)
COMENTÁRIOS