Vilmar recebe trabalhadores do transporte escolar e se compromete a ajudar categoria
01/05/2023 15:49 em Nossa Região

Na manhã da última sexta-feira,28, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recebeu no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela dezenas de trabalhadores do transporte escolar. O grupo apresentou ao chefe do Poder Executivo algumas reivindicações que visam melhorar o trabalho da categoria sem prejuízo para comunidade.

Durante o encontro, os trabalhadores do transporte escolar destacaram ao prefeito a importância do serviço na cidade. Hoje, 186 veículos estão devidamente regularizados na SMTA e, segundo o grupo, cerca de 100 apresentam algum tipo de pendência.

O prefeito Vilmar Mariano ouviu as reivindicações ao lado do procurador geral do município, Fábio Camargo, e destacou aos presentes que serão feitos estudos técnicos para avaliar a possibilidade de mudança na legislação. Vilmar se comprometeu a manter diálogo permanente com a categoria em busca de soluções que sejam viáveis para categoria e para a gestão.

“São reivindicações pertinentes, creio que eles têm razão em algumas partes, vamos montar uma comissão para estudarmos melhor e chegar a um denominador comum”, pontuou.  

Mariano se colocou à disposição para receber uma comissão de permissionário na próxima semana. O prefeito também ressaltou que tem interesse em ajudar a categoria observando a legalidade.

O vereador Diony Nery, que intermediou o encontro dos trabalhadores do transporte escolar com o prefeito, avalia como positivo o encontro. “Solicitei a reunião e em menos de 24horas já estamos discutindo o assunto. O prefeito é do povão e entende as necessidades do povo. Este grupo necessita muito do apoio do prefeito, precisamos olhar para ele com olhar diferenciado porque são estes motoristas que transportam nossas crianças”.

Reivindicações

Aumentar a vida útil dos veículos empregados no transporte escolar é a principal solicitação da categoria. A legislação atual determina que só podem atuar vans com no máximo 15 anos de fabricação. Os trabalhadores pedem que não seja levada em consideração o ano e sim o estado de conservação mediante vistoria do IMETRO.

Os permissionários do transporte escolar detalharam ao prefeito que durante a pandemia vários trabalhadores precisaram vender seus veículos para sobreviver. Outros não conseguiram trocar o veículo justamente pela falta de recurso consequência da falta de trabalho.

Outra solicitação é que seja limitada a quantidade de veículos por empresa na prestação do serviço na cidade. A medida, ainda de acordo com o grupo de trabalhadores, visa fortalecer o microempreendedorismo. “Hoje, qualquer empresa interessada em explorar o transporte escolar pode chegar na cidade e colocar 10 , 20 ou 50 veículos”, diz o permissionário Carlos Roberto.

A categoria ainda pediu ao prefeito que seja verificada a possibilidade de limitar o número de autorização para o transporte escolar. A medida irá organizar melhor as rotas e minimizar problemas no trânsito.

“O prefeito é muito humano e viu nosso lado. Ele vai estudar o caso junto com a gente e vai ver o que é melhor para categoria. Gostei muito da reunião e saio com boas expectativas”, aponta Carlos Roberto.

O grupo de trabalhadores do transporte escolar apontou que as solicitações reivindicadas foram aceitas e, com alteração na legislação, já viram em Goiânia e São Paulo – SP.

COMENTÁRIOS