Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Homenagem a Maguito Vilela reúne centenas de pessoas em Aparecida
25/01/2023 01:14 em Nossa Região

Por Rodrigo Augusto

24 de janeiro de 2023

Evento foi realizado na Praça da Cidade Administrativa, onde foi implantado um busto em memória ao legado do ex-governador de goiás e ex-prefeito da cidade

No final da tarde desta quarta-feira,24, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia homenageou o ex-governador e ex-prefeito da cidade, Maguito Vilela, com um busto em frente a Cidade Administrativa que também leva se nome. A solenidade foi liderada pelo prefeito Vilmar Mariano e contou com a participação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do vice-governador, Daniel Vilela; dos também ex-prefeitos Gustavo Mendanha e Ademir Menezes.

O filho e vice-governador, Daniel Vilela, e os irmão Miguel Vilela e Vanessa também prestigiaram a homenagem. A viúva, Flávia Teles; os sobrinhos Leandro e Patrícia; a nora Iara e irmãos do ex-prefeito também participaram.

A data escolhida para a homenagem não poderia ser outra. Neste 24 de janeiro, Maguito, que morreu vítima de complicações da Covid-19 no início de 2021, completaria 74 anos de idade.

Homenagem Maguito Vilela Aparecida de Goiânia
Busto de do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, implantado na Praça da Cidade Administrativa (Foto: Jhonney Macena)

A iniciativa, segundo Vilmar Mariano, é para que o legado de Maguito seja lembrado por cidadão aparecidense. O prefeito lembrou características pessoas, administrativas e políticas do homenageado.

“Momento histórico para Aparecida de Goiânia. Hoje, estamos homenageando um homem que tanto fez pela nossa cidade. Maguito deixou um legado que jamais será esquecido pela população aparecidense. Em seus dois governos, ele revolucionou o município com obras em todas as áreas, com diálogo ativo entre a classe política, representantes da classe produtiva e toda sociedade”, enfatizou.

Em um breve discurso, o governador Ronaldo Caiado recordou que já esteve em lados opostos politicamente falando em relação a Maguito. Porém, assegurou que sempre respeito o homem, a figura política e o administrator público.

Homenagem Maguito Vilela
Centenas de autoridade políticas prestigiaram homenagem à memória de Magutio (Foto: Rodrigo Estrela)

“Já tivemos posições contrarias em campanhas eleitorais, mas sou um homem que reverencio a ética, a moral e transparência com que ele ocupou todos os mandatos. A homenagem na data em que ele estaria completando 74 anos de idade é um gesto do senhor prefeito extremamente compatível com a expressão política de Maguito Vilela. Este, para se ter uma ideia, é o primeiro evento público em que participo desde que foi submetido a um procedimento cirúrgico longo”, disse Caiado.

“Todas as vezes em que entro em Aparecida vem na memória momentos marcantes. Sempre ouvia ele falar, que foi enquanto prefeito da cidade que mais se realizou politicamente. Meu pai não foi um exemplo apenas na política: ele foi um exemplo como ser humano, um homem humilde, simples, desprovido de vaidades e que nunca sucumbiu aos anseios da sociedade”, disse Daniel Vilela.

O vice-governador, que destacou sua boa relação com Aparecida de Goiânia, também assegurou que está à disposição da cidade e que, a exemplo, do pai vai trabalhar pelo desenvolvimento do município.

Homenagem Maguito Vilela
Familiares do ex-prefeito receberam presentes em homenagem a Maguito (Foto: Claudivino Antunes)

“Estarei diuturnamente trabalhando e priorizando Aparecida de Goiânia. Tenho convicção de que posso ajudar muito a cidade, mas principalmente tenho disposição e vontade muito grandes para fazer muito pela cidade”, acrescentou o vice-governador.

Sucessor de Maguito Vilela na prefeitura, Gustavo Mendanha, enumerou qualidades e ressaltou que ele deixou um legado administrativo, para cidade, e pessoal, para ele. “Foi um homem pacificador, que sabia ensinar as pessoas não com palavras, mas com os seus gestos e com seus atos. Fiz questão de estar aqui para dizer quanto Maguito foi importante para Aparecida de Goiânia e também o quanto foi importante para minha vida”, sublinhou.

Homenagem Maguito Vilela
Maguito Vilela foi prefeito de Aparecida entre 2009 e 2016 (Foto: arquivo/Secom)

Homenagem

A solenidade em homenagem à memória de Maguito Vilela começou com descerramento da faixa que cobria o busto. Em seguida, foi exibido um vídeo lembrando o legado político do homenageado. Várias fases da bem-sucedida carreira foram citadas. Durante a apresentação, algumas pessoas não conseguiram conter as lágrimas.

Assinado pelo artista plástico Sival Floriano, o busto tem 0,65 cm de altura x 0,50 cm de largura e 0,28 cm de profundidade. Ao todo, foram dedicados cerca de 60 dias na confecção da peça.

“Fiquei muito feliz porque eu convivi alguns momentos com o Maguito. Foi um trabalho que me emocionou por tudo que ele fez e, agora, irá ajudar as pessoas a lembrar dele”, explicou o artista que prestigiou a solenidade.

Homenagem Maguito Vilela
Maguito foi lembrado pelas autoridades presente como grande tocador de obras e pacificador político (Foto: arquivo/Secom)

Biografia

Maguito Vilela governou Aparecida entre 2009 e 2016. Foi considerado um dos melhores prefeitos da história da cidade por ter asfaltado centenas de bairros, construído dezenas de unidades de saúde e criado vários polos industriais e logísticos, além de outras benfeitorias determinantes para o desenvolvimento do município. Foi também governador, vice-governador, senador, deputado estadual e federal e vereador por Jataí, sua cidade natal. Entre outros cargos públicos, Maguito foi eleito e chegou a tomar posse de forma virtual como prefeito de Goiânia, em 1º de janeiro de 2021, mas morreu dias depois, em 13 de janeiro, vitimado por complicações da Covid-19. Ele tinha 71 anos.

Autoridades

Personalidades políticas de várias regiões goianas prestigiaram o evento que celebrou a memória de Maguito. Secretários municipais, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos, deputados estaduais e federais, bem como populares fizeram questão de participar do evento.

Os secretários municipais Ozeias Laurentino Júnior (comunicação), Marlúcio Pereira (Articulação Política), Mário Vilela (Infraestrutura), André Rosa (Fazenda), Sérgio Cândido (SMTA), Alessandro Magalhães (Saúde), Aldivo Araújo (Desenvolvimento Urbano) e vários outros reverenciaram o legado de Maguito.

Deputados federais como, por exemplo, Professor Alcides, Glaustin da Fokus e Célio Silveira também participaram da solenidade. Ex-deputados federais: Chico Abreu e Euller Morais e Leandro Vilela.

Deputados estaduais: Lucas do Valle, Veter Martins, Jamil Calife, Henrique Arantes, Cairo Salim, Thiago Alberaz, Paulo César Martins, Lineu Olimpo, Rafael Gouveia, Max Menezes e Major Araújo.

Vereadores por Aparecida: Sandro Oliveira, Amendoin, Willian Panda, Lelis Pereira, Gilsão Meu Povo, Marcos Miranda, Edinho Carvalho.

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE
rodape primavera