Offline
Entenda por que bola da Copa, ‘Al Rihla’, precisa ser ‘recarregada’ antes das partidas
02/12/2022 20:10 em Esporte

Uma imagem das bolas oficiais da Copa do Catar sendo recarregadas em uma tomada viralizou nas redes sociais e chamou a atenção dos curiosos. Desenvolvida pela Adidas, a bola tem um sensor de toque e movimento em seu interior. O objetivo é fornecer informações precisas para os árbitros de vídeo (VAR) e evitar erros durante o mundial.

 
 

Al Rhila, também conhecida como a “bola conectada” pode ser utilizada da forma normal, tendo sido ‘recarregada’ ou não. Contudo, pelo fato de possuir um sensor de toque de movimento de 500Hz em seu interior – que fornece as informações, cerca de 500 por segundo, para os árbitros de vídeo (VAR), como identificar se o jogador tocou ou não na bola e auxiliar em situações de impedimento.

Esse sensor que registra os dados é alimentado por uma bateria recarregável, e sua alimentação é feita por um sistema de indução, não é por acaso que a ‘Al Rihla’ é chamada de bola conectada. A Adidas informou que para garantir a precisão das informações e segurança, foram realizados vários testes antes do torneio começar.

Os dados captados pelo sensor no interior da bola são combinados com o rastreamento de jogadores, que é feito a partir de câmeras ao redor do campo de futebol. A tecnologia foi elaborada pela empresa Kinexon.

 
 

 

 

COMENTÁRIOS