Offline
Meninos internados no HMAP recebem visita de jogador profissional de futebol e ganham bolas autografadas
25/11/2022 06:28 em Nossa Região

Após bate-papo com colaboradores do Hospital Municipal, que é administrado pelo Albert Einstein, o atleta visitou meninos internados, inclusive na UTI, levando carinho e bolas autografadas

Na manhã desta quarta-feira, 23 de novembro, o Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), gerenciado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, recebeu a visita do jogador Richard Luca, atacante do Tepatitlán, no México. O atleta cresceu em Aparecida e hoje retornou à cidade para conversar com os colaboradores do Hospital e entregar bolas autografadas para as crianças internadas no local.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães elogiou a iniciativa: “O HMAP é um exemplo da Saúde Pública que queremos para a população: atendimentos de excelência e humanizados. É fundamental que os pacientes confiem nos profissionais e se sintam seguros nas unidades de Saúde, é uma relação que ajuda nos tratamentos e fortalece todo o Sistema. Nesse sentido, ações como a visita de cavalos de terapia assistida e de personalidades consolidam a qualidade assistencial que já é marca registrada do HMAP. ”

Foto: Jhonney Macena

No auditório da unidade, às 10h30, para dezenas de colaboradores, Richard Luca falou de sua trajetória no futebol, respondeu perguntas e se emocionou ao relatar desafios pessoais e as passagens por vários países em times nos quais jogou. O atleta enfatizou a força de vontade e o espírito de superação que sempre o moveram: “A vida não para e temos sempre que seguir em frente ouvindo o próximo, como vocês fazem aqui no Hospital. Agradeço a oportunidade de estar aqui representando o futebol, O Estado de Goiás, e, sobretudo, Aparecida, onde vivi uma juventude com inúmeras dificuldades que me ensinaram muito. ”

O jogador, que atualmente é atacante do time mexicano Tepatitlán, cresceu em Aparecida. Revelado no Goiás e com passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira, o atleta de 24 anos também jogou no time Sub-20 do Santos e atuou em equipes na Europa e na América do Norte. “É motivo de muito orgulho e felicidade voltar a Aparecida, todos me abraçam, Deus tem me abençoado por poder trilhar caminhos diferentes. Aproveito para parabenizar a Prefeitura, o prefeito Vilmar Mariano e todos que estão juntos no desenvolvimento do município. A cidade tem projetos excelentes, inclusive na Saúde e no Esporte. Fico feliz com esse progresso vendo Aparecida bonita, limpa e mais segura”, destacou.

Foto: Jhonney Macena

Após a palestra, Richard foi para a ala pediátrica do Hospital acompanhado pela esposa, a mexicana Carolina Álvarez, e a irmã dele, Karol Souza, visitar crianças internadas e entregar bolas autografadas. “A maioria dos atletas do futebol vêm de origens com muitas dificuldades, então é importante mostrar a força da superação e contar que podemos vencer as adversidades. Devemos repetir para as crianças a mensagem de que tudo é possível ”, afirmou.

Alegria que ajuda a curar

Na UTI pediátrica, Davi Araújo Feitosa, 6 anos, internado há 10 dias com pneumonia, ficou surpreso quando viu Richard chegar com o uniforme da Seleção Brasileira de Futebol. A camiseta usada pelo jogador era a original que estava num quadro na casa dele e que ele fez questão de vestir para a visita ao HMAP.

A mãe de Davi, Marciana Leite Feitosa, moradora do Jardim Tiradentes, descreveu a felicidade súbita do garotinho: “Ele gosta muito de brincar de futebol. Estava tristinho e já está mais alegre, riu quando viu a bola, essa alegria vai ajudar na recuperação dele. Ele não vai esquecer nunca esse momento. O atendimento aqui é excelente, os profissionais são muito prestativos, estão de parabéns, e agora ainda recebemos essa visita maravilhosa. ”

Foto: Jhonney Macena

Na mesma UTI, Marilza Pires, moradora de Senador Canedo, estava acompanhando o sobrinho Túlio Pereira dos Santos, 14 anos, internado há 7 dias por causa de uma encefalite. Fã de futebol, Túlio disse que já acompanhava a atuação de Richard no México: “Ele é um cara muito humilde e legal e já combinamos de conversar depois pelas redes sociais. Estou mais animado agora, adorei a visita e a bola. O atendimento aqui é perfeito, excelente, os médicos e as equipes são divertidos e atenciosos. Hoje voltei a comer, já me alimentaram, teve até melancia, estou mais forte”.

Para o médico Tadeu Renattini, coordenador da Pediatria do HMAP, “esse tipo de visita é essencial. Trabalhamos com a certeza de que, se for com qualidade e segurança, podemos oferecer experiências diferentes para os nossos pacientes para que eles se lembrem que aqui não é um lugar só de sofrimento, só de tratamento, mas que podem sorrir e ter conforto. Dessa forma eles ficam mais felizes e isso ajuda na recuperação, então foi muito legal e bastante proveitosa essa visita. Queremos que as pessoas vejam que aqui não é somente um hospital, é um lugar de saúde e bem-estar. Trabalhamos para que nossos pacientes tenham a melhor experiência possível dentro do quadro deles, que possam ser felizes mesmo tratando de doenças. ”

COMENTÁRIOS