Offline
Aparecida de Goiânia oferta mais de 2,4 mil mamografias nesta semana
25/10/2022 18:15 em Nossa Região

Por Polliana Martins

25 de outubro de 2022

As mulheres residentes no município com mais de 40 anos de idade ou que tenham algum sintoma ou alteração nas mamas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima até a quinta-feira, 27, sem necessidade de agendamento, para uma avaliação médica. Se necessário, a paciente já recebe o encaminhamento para o exame

Na campanha Outubro Rosa, mobilização mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) oferta, até a próxima quinta-feira, 27 de outubro, encaminhamentos para mamografia nas 42 UBS´s da cidade, das 7h às 17h, após avaliação profissional.

Leia também:

“A iniciativa foi um pedido do prefeito Vilmar Mariano para reforçar a proteção à saúde das mulheres de Aparecida. As interessadas devem escolher a UBS mais próxima e dizer que desejam ser avaliadas quanto à realização de uma mamografia. Para tanto, basta levar os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS. É uma oportunidade muito importante, estejam atentas ao próprio corpo”, orienta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Prevenção fundamental

O secretário explica que “a mamografia é um exame que permite descobrir o câncer no estágio inicial, quando as chances de cura são acima de 90%. Daí a importância desse rastreamento, da avaliação médica especialmente para as mulheres com mais de 40 anos. ”Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Além disso, a doença é a que mais causa mortes femininas no País e sua incidência e mortalidade tendem a crescer a partir dos 40 anos de idade. 

O superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida de Goiânia, Gustavo Assunção, informa que “estamos realizando ações do Outubro Rosa em todas as unidades da nossa rede e nessa última semana do mês estamos ofertando 2.474 mamografias para a população feminina. As mulheres que, na avaliação com profissionais da medicina ou da enfermagem, se enquadrarem nos critérios para a realização do exame, já sairão da unidade com o devido encaminhamento para o fazerem numa das cinco clínicas conveniadas com a SMS. ”

Aparecida de Goiânia oferece mamografia no Outubro Rosa
Materiais educativos distribuídos para a população em todas as unidades da Secretaria de Saúde de Aparecida

Gustavo Assunção ainda esclarece que as mamografias são realizadas durante o ano inteiro em Aparecida: “Este mês estamos fazendo uma intensificação, mas o exame está disponível todos os meses. Não fiquem na dúvida, se há alguma alteração, algum nódulo, qualquer desconfiança sobre problemas nas mamas, sigam aquela velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar. Quanto mais cedo a doença for detectada, melhor”.

Educação e saúde

Na manhã desta terça-feira, 25, a UBS Andrade Reis promoveu um café-da-manhã com palestras do Outubro Rosa e sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) para os usuários. A iniciativa contou com a participação de mais de 30 mulheres atendidas pela unidade e foi realizada num esforço conjunto da equipe de enfermagem e medicina (Mara Rúbia, Juliana, Anésio, Frederico, Gláucia, Daniela, Carla e Marinalva), dos servidores administrativos (Helena, Patrícia, Michelys, Sílvio Rodrigo e Denise), das agentes de Saúde (Laine, Vânia e Lidijane) e da gestora Ozani.

Aparecida de Goiânia oferece mamografia no Outubro Rosa
Momento educativo do Outubro Rosa na UBS Andrade Reis: Foco na proteção à saúde feminina

A costureira Francisca Menezes, 50 anos, moradora do Jardim dos Girassóis, assistiu às palestras, contou que fez mamografia no ano passado e vai fazer a avaliação para repetir nesta semana, se necessário. “A prevenção é o melhor caminho. Aqui na UBS as pessoas são bem acompanhadas e acolhidas, então digo pra mulherada, se sentir alguma coisa, venha e faça sua prevenção, vocês serão bem atendidas. A mamografia não dói e é a melhor forma de se cuidar e se prevenir”, afirma ela.

Já a cozinheira Esdra Souza, 46 anos, moradora do Jardim Belo Horizonte, que também participou do momento educativo, estava na triagem para a avaliação médica e enfatizou: “É muito importante cuidar da própria saúde, especialmente para alguém como eu que tem casos de câncer na família. As palestras foram muito interessantes e servem para deixar a gente mais consciente. Temos que estar também atentas aos sinais do nosso corpo e fazer o autoexame”.

 

 

COMENTÁRIOS