Offline
Museu do Ipiranga: arquitetura monumental renovada
08/09/2022 01:00 em Novidades

O Museu do Ipiranga, nome pelo qual é chamado o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, é o museu público mais antigo e um dos espaços culturais mais importantes da cidade de São Paulo.

Faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência, localizado no bairro do Ipiranga.

A arquitetura monumental do museu é uma das características que mais atraem a atenção dos visitantes. Fazem parte de seu acervo importantes obras de arte, mobiliário e diversos objetos relevantes historicamente.

Muitas das peças presentes no museu têm uma relação forte com a Independência do Brasil, momento que impulsionou o nascimento deste espaço cultural e educacional tão valioso.

Fechado desde 2017, o Museu do Ipiranga promete reabrir as portas em 2022, ano de comemoração dos 200 anos da Independência.

Continue lendo para saber mais sobre o museu, sua arquitetura, seu acervo e muito mais!

Conheça um pouco da história do Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga é o grande símbolo da Independência do Brasil (Foto: Governo do Estado de São Paulo/Flickr)

A inauguração do Museu do Ipiranga aconteceu em 7 de setembro de 1896. Na época, ele foi criado para ser um Museu de História Natural e, de certa forma, demarcar a proclamação da Independência do Brasil, um episódio nebuloso no imaginário popular.

A coleção particular do Coronel Joaquim Sertório formou o primeiro núcleo de acervo do museu.

Mas foi em 1922, época do Centenário da Independência, que a instituição reforçou seu papel histórico, criando novos acervos. A parte interna do edifício foi decorada com pinturas e esculturas que narram a história do Brasil.

Desde 1963, o museu funciona como um órgão da Universidade de São Paulo. Por isso, além de exposições, realiza diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Até ser fechado para reformas, o Museu do Ipiranga abrigava mais de 125 mil itens – incluindo objetos, iconografia e documentos – que ajudam a compreender a história paulista e de toda a sociedade brasileira.

Arquitetura monumental do século XIX

A ideia de construir um edifício no local onde ocorreu o evento da Independência do Brasil existia deste quando ele se deu. Porém, o projeto só começou a ser desenvolvido em 1884, com a contratação do arquiteto e engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi.

Um ano depois, o edifício começou a ser construído, ganhando forma em conjunto com diversos elementos decorativos. Apesar da inspiração renascentista, o estilo arquitetônico do Museu do Ipiranga é considerado eclético.

COMENTÁRIOS