Vacinação contra a covid-19 e testagem para diagnóstico da doença continuam em Aparecida
13/05/2022 02:09 em Governo

Vacinação contra a covid-19 e testagem para diagnóstico da doença continuam em Aparecida

Por Camila Godoy

12 de maio de 2022

   


Foto: Ênio Medeiros

 

Imunização ocorre em 37 postos fixos. Já os testes estão disponíveis em 36 locais

A Prefeitura de Aparecida segue com estratégias em saúde para enfrentamento à covid-19, dentre elas a vacinação, que previne a infecção, e a testagem, que realiza o diagnóstico da doença. A imunização está disponível em 37 postos fixos, para moradores acima de 12 anos. Já as crianças de 5 a 11 anos têm a opção de receber o imunizante pediátrico contra o coronavírus em 8 postos fixos, além da vacinação escolar que ocorre de forma itinerante. Já a testagem ocorre em 36 locais, incluindo o drive-thru do Hospital Garavelo.

Aparecida de Goiânia vacinação contra Covid-19

Vacinação 

As vacinas contra a covid-19 para adolescentes e adultos estão disponíveis na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André e Veiga Jardim.

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já as salas de vacinação das UBS´s ficam abertas de segunda à sexta, das 8 às 16h.

Em todos esses 37 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda ou para os reforços. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Reforço

Além disso, qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Já os idosos e imunossuprimidos que tenham recebido a terceira dose há quatro meses também podem receber a quarta dose da vacina. O segundo reforço é aplicado mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Vacinação infantil

Crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas contra o novo coronavírus na Central de Imunização e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque; Jardim Olímpico; e Cândido de Queiroz. Para receber a proteção, elas precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.

Testagem

Para diagnóstico da covid-19, a Prefeitura de Aparecida oferece teste rápido, sem necessidade de agendamento, em 35 unidades de saúde. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Qualquer morador que esteja com sintomas de contaminação pelo SARS-CoV-2 ou que tenha tido contato com caso confirmado de covid-19 pode procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa para realizar o teste.

Já o teste RT-PCR continua disponível no drive-thru do Hospital Garavelo, de segunda à sexta, das 8 às 16h, mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida.

Confira os 36 postos de testagem em Aparecida
Drive-thru do Hospital Garavelo (mediante agendamento)
UBS Madre Germana
UBS Caraíba
UBS Papilon Park
UBS Santa Luzia
UBS Boa Esperança
UBS Pontal Sul I
UBS Pontal Sul II
UBS Parque Trindade
UBS Campos Elíseos
UBS Delfiori
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Florença
UBS Bandeirantes
UBS Porto das Pedras
UBS Nova Olinda
UBS Parque das Nações II
UBS Independência
UBS Alto Paraíso
UBS Jardim dos Ipês
UBS Cândido de Queiroz
UBS Mansões Paraíso
UBS Jardim Paraíso
UBS Santo André
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Ilda
UBS Colina Azul
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim dos Buritis
UBS Garavelo Park
UBS Buriti Sereno
UBS Tiradentes
UBS Independência Mansões
UBS Expansul
UBS Chácara São Pedro
Centro de Atendimento Ambulatorial

COMENTÁRIOS