Offline
Aviões militares estão de prontidão em Anápolis para buscar brasileiros na Ucrânia
28/02/2022 17:03 em Governo

Aviões militares estão de prontidão em Anápolis para buscar brasileiros na Ucrânia

Cidade goiana é sede de base aérea, de onde partiriam aviões de resgate. Mais de 80 brasileiros já deixaram o leste europeu
Avião que resgataria brasileiros. (Foto: Wilhan Campos/FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) mantém dois aviões militares a postos em Anápolis para uma eventual operação de repatriação de brasileiros que estão na Ucrânia. Os veículos estão na Ala 2, a base aérea situada na cidade.

Tratam-se de dois KC-390 Millenium, as maiores aeronaves militares da América do Sul. A informação foi divulgada ainda no sábado (26) pela FAB.

“Sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia”, informou o perfil oficial da FAB.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Segundo o MRE, ainda é necessária manifestação daqueles que querem voltar ao Brasil. Não há detalhes sobre uma possível operação de resgate.

Na atualização mais recente, na noite de domingo (27), o Itamaraty disse que 80 brasileiros já deixaram a Ucrânia. O Ministério das Relações Exteriores informou também que há 100 brasileiros registrados na embaixada em Kiev em solo ucraniano. A estimativa inicial é de que havia 500 nacionais do Brasil no país do leste europeu.

De acordo com o Itamaraty, é a embaixada na capital ucraniana que presta assistência aos brasileiros por lá. Também há funcionários da embaixada brasileira em Chernivtsi, na fronteira da Ucrânia com a Romênia.

COMENTÁRIOS