Offline
Prefeitura de Aparecida lança campanha publicitária para incentivar a atualização do cartão de vacina
02/02/2022 20:24 em Nossa Região

Prefeitura de Aparecida lança campanha publicitária para incentivar a atualização do cartão de vacina

 
 
Foto: Claudivino Antunes

 

Município tem 37 salas de vacinas onde crianças e adultos podem receber mais de 25 imunizantes oferecidos pelo SUS, além da vacina contra Covid

Com o conceito que vacinar contra a Covid é importante, mas não podemos nos esquecer das demais doenças, que contam com vacina oferecida gratuitamente na rede pública de Saúde, a campanha publicitária “Vida Sim, Vacina Aparecida”, promovida pela Prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias de Comunicação e Saúde, começa a ser veiculada nos meios de comunicação neste mês. O objetivo é incentivar a população a buscar os postos de vacinação para atualizar o cartão de vacinação de todos os membros da família, da criança ao idoso.

Por meio do site aparecida.go.gov.br/vidasim a população poderá buscar o endereço de 37 salas de vacina, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h, em unidades básicas de saúde espalhadas por toda a cidade. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta mais de 25 tipos de imunizantes.

“Estamos em um momento preocupante, diante das baixas coberturas vacinais, em todo o país. Isso significa que doenças antes controladas podem retornar, como sarampo, febre amarela e coqueluche, além da Covid, que causam complicações e óbitos”, alerta a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

A vacina contra hepatite A, por exemplo, tinha 115% de cobertura vacinal em Aparecida em 2015, entre crianças maiores de cinco anos. Já em 2020, esse índice havia baixado para 65%. Esse movimento de queda ocorreu também com a tetraviral. A cobertura vacinal desse imunizante, que era de 118% em 2015, caiu para 44% no ano retrasado. Outra importante vacina, a da febre amarela, tinha 102% de cobertura vacinal em 2015. Cinco anos depois, em 2020, esse índice havia retrocedido para 56%.

Pais e responsáveis devem estar atentos às datas de vacinação das crianças – Foto: Enio Medeiros

Segundo a gestora, a vacinação não deve mais ser compreendida como convocação apenas para o público infantil, popularizada no personagem Zé Gotinha, do Ministério da Saúde. “Agora, a vacinação virou programa de família”, afirma Renata. Por isso, crianças, adultos e idosos devem se atentar para colocar suas vacinas em dia.

O prefeito Gustavo Mendanha explica que a execução desta nova campanha de vacinação faz parte de investimento contínuo do município na saúde dos aparecidenses. “Aparecida tem investido acima do que determina a Constituição porque compreendemos que investir em saúde é cuidar do maior patrimônio de uma cidade, que são as pessoas, as famílias que vivem aqui e ajudam a fazer de Aparecida uma cidade cada vez melhor”, sustenta Gustavo.

De acordo com o secretário de Comunicação de Aparecida, Ozéias Laurentino Júnior, a comunicação institucional da Prefeitura de Aparecida tem priorizado a comunicação de utilidade pública relacionada à saúde. “A campanha ‘Vida Sim, Vacina Aparecida’ é mais uma demonstração que a gestão do prefeito Gustavo Mendanha prioriza salvar vidas. Desde o início da pandemia, o investimento em comunicação institucional priorizou a informação sobre a prevenção e o enfrentamento à Covid. Em Aparecida, a comunicação salva vidas”, sublinha o secretário de Comunicação.

Jovens e adultos também são chamados a atualizar o cartão de vacinas – Foto: Claudivino Antunes
O secretário de Saúde e coordenador do Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid, Alessandro Magalhães, reconhece que a população colaborou no enfrentamento à pandemia e aderiu à vacinação graças a estratégia de comunicação da Prefeitura de Aparecida. “Agora, dando sequência a esse trabalho, queremos convocar a população para atualizar o cartão de vacinação e ficar protegida contra todas as doenças que já tem imunizantes ofertados pelo SUS.”
 
 
 

 

DANIELA RIBEIRO

Superintendente de Jornalismo

RAFAEL FREITAS

Coordenador de Jornalismo

Avenida Gervásio Pinheiro, Prédio da Cidade Administrativa,

5º Andar, Residencial Solar Central Park,

Aparecida de Goiânia - GO.

CEP: 74968-500

Recepção: 62 3238-6705

62 3238-6711 | 6712

 

COMENTÁRIOS