Um homem de 57 anos com doença cardíaca com risco de vida recebeu um coração de um porco geneticamente modificado, um procedimento inovador que oferece esperança a centenas de milhares de pacientes com órgãos deficientes.
É o primeiro transplante bem-sucedido do coração de um porco em um ser humano. A operação de oito horas ocorreu em Baltimore na sexta-feira (7), e o paciente, David Bennett Sr. de Maryland, estava indo bem na segunda-feira (11), de acordo com cirurgiões do Centro Médico da Universidade de Maryland.
“Ele cria o pulso, cria a pressão, é o coração dele”, disse o Dr. Bartley Griffith, diretor do programa de transplante cardíaco do centro médico, que realizou a operação.
“Está funcionando e parece normal. Estamos emocionados, mas não sabemos o que o amanhã nos trará. Isso nunca foi feito antes.”
O cirurgião Bartley Griffith disse que a cirurgia levaria o mundo “um passo mais perto de resolver a crise de escassez de órgãos”. Atualmente, 17 pessoas morrem todos os dias nos EUA à espera de um transplante, com mais de 100.000 na lista de espera.