Offline
Oftalmologistas são pioneiras no tratamento de prematuros com problemas na visão em Goiás
02/09/2021 16:32 em Tecnologia

Oftalmologistas são pioneiras no tratamento de prematuros com problemas na visão em Goiás

O projeto Retina Pediátrica leva, diretamente aos hospitais e maternidades, exames especializados e procedimentos aos bebês internados, sem necessidade de deslocamento, evitando riscos à saúde e à visão

 

O projeto Retina Pediátrica tem sido pioneiro em Goiás no tratamento oftalmológico de recém-nascidos prematuros, levando até os hospitais e maternidades, mais do que uma consulta e sim um atendimento completo, com equipamentos específicos. Muitos desses bebês desenvolvem doenças oculares, devido a condições de nascimento, que podem levar à cegueira se não diagnosticadas a tempo.

 

Para o tratamento adequado, esse suporte especializado móvel evita o transporte da criança até outra unidade hospitalar, o que nesse momento de prematuridade pode se tornar um risco à saúde do bebê.

 

A médica oftalmologista Tatiana Brito, especialista em retina e vítreo, alerta que o próprio deslocamento em si já poderia ser prejudicial. “Além do transporte, há ainda os riscos de se levar até uma unidade sem o preparo para receber um bebê prematuro. Por isso, é mais seguro tratá-lo onde está, com o todo o aparato que ele precisa”, ressalta.

 

Em casos de diagnóstico, por exemplo, de retinopatia da prematuridade, ou seja, quando o bebê nasce com má-formação da parte do olho responsável pela formação de imagem, um dos procedimentos é a cirurgia a laser, que pode ser feita no centro cirúrgico da unidade em que a criança está internada. Isso é possível já que as oftalmologistas do Retina Pediátrica levam os equipamentos necessários até a maternidade.

 

A especialista em doenças vitreorretinianas pediátricas, Alessandra Rassi, afirma que os recém-nascidos prematuros são muito sensíveis e precisam de atenção redobrada. “Ali mesmo onde está internado, o deslocamento para um procedimento a laser é mínimo, apenas de uma sala para outra. E, ao sinal de qualquer complicação, a UTI neonatal está bem ao lado, com equipe pronta para o suporte necessário”, destaca.

 

O Retina Pediátrica, idealizado pelas médicas oftalmologistas Tatiana Brito e Alessandra Rassi, busca, acima de tudo, conscientizar pais, pediatras e unidades hospitalares sobre a necessidade desses cuidados, fundamentais para evitar danos à visão dos pequenos.

 

Conheça as médicas especialistas:

 

Dra. Tatiana Brito - CRM-GO 8521 / RQE 5557

Oftalmologista especialista em diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à retina e vítreo. Realiza cirurgias de catarata. Dedica-se também à retinopatia da prematuridade, fazendo acompanhamento oftalmológico necessário a bebês prematuros ou que nasceram abaixo do peso. Atende pacientes diretamente em UTIs, realizando exames específicos. É colaboradora do Departamento de Retina do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (CEROF). Também realiza consulta e tratamentos no Hospital de Olhos de Goiânia, um centro médico de referência em tratamentos de doenças oculares na região Centro-Oeste.

 

Dra. Alessandra Thome Rassi – CRM-GO 15182 / RQE 10055

Oftalmologista formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atende na área de retina, incluindo a pediátrica, e realiza cirurgias de catarata. Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e com especialização em retina pediátrica pelo Beaumont Hospital (Michigan, Estados Unidos). Atua no tratamento da retinopatia da prematuridade e doenças vitreorretinianas pediátricas, além de ser colaboradora do Departamento de Retina do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (CEROF). Também realiza atendimentos no Instituto Panamericano da Visão, um centro médico de referência em tratamentos de doenças oculares na região Centro-Oeste.

 

Saiba mais em Instagram e Facebook @retinapedi e site www.retinapediatrica.com.br

 

 


---

Atendimento à imprensa

AFG Comunicação

 (62) 3626-2930 | (62) 98136-0262

 

 

COMENTÁRIOS