Nesta quarta-feira (1º/09) a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) recebeu mais um resultado de sequenciamento realizado para identificar o tipo de novo coronavírus que circula na cidade. O resultado aponta que, das 57 amostras analisadas, 54 deram positivo para a variante Gamma (mais conhecida como P1 de Manaus) e três casos se confirmaram como sendo Delta.
Leia também: Goiânia disponibiliza drive-thru exclusivo para testes de Covid nesta quinta-feira (2)
Segundo o secretário de Saúde, Durval Pedroso, após essa investigação realizada pela equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), já é possível afirmar que há circulação comunitária em Goiânia. Ao todo, já são 14 casos confirmados na capital. O estudo foi realizado pela UFG e PUC GOIAS, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).
“Ainda temos uma prevalência da cepa P1, originaria de Manaus, que circula na capital. Mas já identificamos que 7% dessas amostras foram, diagnosticadas como casos Delta. Foi feita a investigação epidemiológica desses casos e constatou-se que existe a transmissão comunitária. Ou seja, essa cepa já está circulando em Goiânia”, afirmou o secretário de Saúde, Durval Pedroso.