Offline
Prefeito lança Campanha Aparecida contra o Aedes
22/01/2018 22:02 em Nossa Região
Prefeito lança Campanha Aparecida contra o Aedes
 
Durante a campanha, os agentes vão visitar os 258 mil
imóveis da cidade. O objetivo é conscientizar população no combate ao mosquito.
 
O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde Edgar Tollini lançaram na manhã desta segunda-feira (22) a Campanha Aparecida contra o Aedes. A ação tem como objetivo visitar todos os 258 mil imóveis da cidade, fazendo um trabalho educativo e de conscientização junto à população. A iniciativa se estenderá até o dia 31 de janeiro.
 
A força-tarefa conta com parceria das secretarias municipais, Secretaria Estadual de Saúde, Regional Centro-Sul, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e Prefeitura de Anápolis. Juntos, as equipes vão começar nesta segunda (22) pela região Central e devem percorrer todos os imóveis de Aparecida, entre eles, residências, comércios, órgãos públicos, terrenos baldios e outros.
 
Cerca de 500 pessoas estão envolvidas na campanha, que deve se tornar referência nacional, já que o município, que possui cerca de 550 mil habitantes, terá todos os imóveis visitados em um curto período de tempo. “Quero reconhecer o trabalho de todas as pessoas que estão engajadas nessa ação. Com a conscientização das pessoas, esperamos reduzir os casos notificados de dengue esse ano. O fruto disso será uma população mais saudável. Temos muitas vezes uma preocupação maior com os doentes, mas precisamos também trabalhar a prevenção que é fundamental”, destacou o prefeito Gustavo.
 
“Não se combate uma endemia somente com tratamento, se trata com consciência e com a ajuda de toda população. As visitas domiciliares, além de fiscalizar os imóveis, têm por objetivo orientar a comunidade sobre a importância da prevenção e das ações que possam evitar a proliferação do mosquito Aedes. Cada pessoa deve ainda tirar um tempo do seu dia, e verificar seus quintais, evitando descarte de lixo, ou objetos que possam virar criadouros, em locais inadequados”, ressaltou o secretário de Saúde Edgar Tollini.
 
“Desde janeiro iniciamos as visitas domiciliares na cidade. Na última semana do mês vamos intensificar e a nossa meta é chegar a todos os imóveis. Já que cerca de 80% dos focos e criadouros do mosquito estão dentro das casas das pessoas. Por isso, é importante que toda população entre nessa luta contra o Aedes junto com o poder público”, destaca o Coordenador de Vigilância em Saúde, Iron Pereira.
 
Ainda de acordo com Iron Pereira, o trabalho dos agentes de endemias não para. “Em 2017, nossos servidores realizaram um milhão visitas no município de Aparecida, ou seja, um único imóvel foi visitado cerca de quatro vezes durante o ano”, ressaltou o coordenador.
 
“Em 2016 e 2017 realizamos 22 milhões de visitas em todo o Estado. A Secretaria Estadual de Saúde trabalha com um sistema desenvolvido em parceria com Corpo de Bombeiros, que se tornou referência para o Ministério da Saúde, de georreferenciamento e monitoramento do Aedes. Tenho certeza de que com a cooperação de todos, nós vamos alcançar bons resultados, que é um desafio para um município tão grande como Aparecida”, salientou o Superintendente Executivo da SES Deusdedith Vaz, representando o secretário estadual de Saúde Leonardo Vilela.
 
Em 2017, foram notificados 11.489 casos de dengue em Aparecida. Iron Pereira, ressalta que é preciso estar sempre em estado de alerta. “Em Aparecida a gente realiza ações pontualizadas e contínuas. Semana que vem será uma iniciativa conjunta para fortalecer a mobilização. Somos ainda uma cidade com número de casos expressivos, por isso é muito importante o engajamento da população e que as pessoas fiquem atentas sobre qualquer objeto que possa virar criadouro do mosquito”, frisa.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!