Rodeio Show

AdSense
Caminhada Eu Vou de Rosa reúne dezenas de mulheres em prol do combate ao câncer de mama
04/10/2017 - 0h04 em Nossa Região

Caminhada Eu Vou de Rosa reúne dezenas de mulheres em prol do combate ao câncer de mama

Em alusão ao Outubro Rosa que tem como objetivo conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, foi realizada no final da tarde desta terça-feira, 03, a Caminhada Eu Vou de Rosa. A ação foi realizada pela Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva da Mulher e saiu da Praça da Matriz em direção ao Parque da Família na Avenida Independência.

 

A caminhada de pouco mais de um quilômetro contou com a presença de diversas mulheres e homens. A primeira dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha destacou a importância de ações como esta para alertar as pessoas sobre a prevenção ao câncer, que hoje é o que mais mata mulheres no país. “Além da caminhada para chamar a atenção da sociedade, realizaremos palestras, roda de conversas, consultas médicas, para conscientizar e falar sobre o tema de prevenção e também outros temas que envolvem as mulheres”, disse Mayara.

 

Após cinco anos de ter superado um câncer de mama, a secretária executiva da Mulher, Tia Deni, explica que o auto exame é o primeiro passo na prevenção à doença. “Quanto mais cedo você descobre o tumor, mais eficaz será o tratamento e as chances de cura aumentam consideravelmente. Eu descobri o meu cedo, por isso hoje estou aqui para alertar outras mulheres da necessidade do autoexame e dos exames de rotina”, sublinhou a gestora executiva.

Presente na largada da caminada, o prefeito Gustavo Mendanha ressaltou a necessidade de ações e políticas públicas para o empoderamento das mulheres e da prevenção. “A grande quantidade de pessoas nesta ação mostra que as mulheres estão cada dia mais empoderadas e em busca de meios para melhorar sua saúde e qualidade de vida e a prevenção contra o câncer faz parte disso. A caminhada é importante para que outras pessoas se conscientizem e busquem fazer os exames periodicamente”, pontuou.

Campanha

A caminhada Eu Vou de Rosa faz parte das atividades do mês Outubro Rosa, onde a secretaria de Assistência Social programou diversas ações voltadas para a conscientização da prevenção e do auto exame da mama. Para esta quinta-feira, das 10h às 17h no Espaço Múltiplo Rosa, estão programadas a realização de consultas com Clínico Geral e encaminhamento de especialidades e exames. As vagas são limitadas.

Auto exame

Os especilistas indicam o auto exame da mama a partir dos 15 anos de idade e não mais apenas na fase adulta, pois o câncer tem afetado cada vez mais mulheres jovens. De acordo com a diretora do Centro Clínico do município, Camila Rosa, caso a paciente, durante o exame do toque, encontre algum nódulo no seio, deve agendar uma consulta com ginecologista pelo 0800.

“O médico irá solicitar os exames periódicos e com os resultados em mãos, se houver necessidade, encaminhará a paciente para o mastologista que é o especialista em diagnósticos e tratamento de câncer. Esse processo hoje, pelo SUS, no município não tem tido uma fila de espera muito grande, e por isso há a necessidade do auto exame, pois se descoberto ainda no início, as chances de cura são bastante altas”, sublinhou a diretora.

Fonte: Daniela Ribeiro

 

Fotos: Jhonney Macena

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
rodape primavera