Offline
55 mil crianças iniciam ano letivo nas Escolas municipais e Cmeis de Aparecida
23/01/2024 00:01 em Nossa Região

Por Juliana Fulquim

22 de janeiro de 2024

Mais de 55 mil crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, matriculadas nas escolas municipais e Cmeis de Aparecida de Goiânia voltam às aulas nesta segunda-feira, 22. A abertura do ano letivo foi realizada na Escola Municipal Santa Cecília e contou com a presença do prefeito Vilmar Mariano e secretária municipal de Educação, Idelma Oliveira.

O gestor municipal recepcionou os alunos e desejou um ano de muito aprendizado. “A escola é o melhor espaço para o ensino-aprendizagem. Este ano será de muitas conquistas. Vamos investir mais na educação, na reforma de escolas, na oferta de uniformes e material escolares para todos os alunos da rede”, afirmou Vilmar.

A secretária de Educação, Idelma Oliveira, ressaltou que, para o ano letivo de 2024, as equipes pedagógicas terão como foco a melhoria dos resultados da aprendizagem e, para isso, priorizará dois eixos básicos, que são a leitura e a escrita. “Entendemos que o trabalho com a leitura e escrita está na base da formação das nossas crianças. Por isso, vamos investir muito mais no ensino-aprendizagem. Além de desenvolver projetos pedagógicos, focados no desenvolvimento humano dos nossos alunos”.

Na oportunidade, foi realizada a entrega simbólica dos kits de uniformes para todos os estudantes. A novidade é que, além de calças, shorts, saias e blusas, que tradicionalmente compõem os uniformes, a prefeitura adquiriu tênis para todas as crianças. Para uniformizar as crianças da Educação Infantil e os estudantes do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Aparecida investiu cerca de sete milhões de reais.

A diretora da escola, Ronice Maria, destacou a importância de investir na educação “A nossa escola tem mais de 900 crianças. Com certeza, o uniforme faz toda diferença na vida do aluno. A família não precisa comprar uniforme, isso facilita demais”, afirmou.

Maria Clara, 13 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental, falou da sua expectativa para 2024. “É muito bom a volta às aulas. A gente aguardava por esse momento. Agora é estudar”, afirmou. Maria ainda comentou que o uso do uniforme é uma forma da escola se organizar melhor. “O uniforme facilita muito, é muito bom ter o uniforme para identificar todos”, sublinhou.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Sulnara Santana, também esteve presente na solenidade e falou da importância da escola para a transformação da sociedade. “Os servidores da Educação vêm prestando um serviço de excelência para a sociedade aparecidense. Esse trabalho refletirá num amanhã melhor, com uma sociedade mais justa”, concluiu.

A Rede Municipal de Educação de Aparecida contará este ano com 131 unidades escolares na oferta da Educação Infantil e das duas fases do Ensino Fundamental. Além dos 33 Cmeis, 56 Escolas Municipais e cinco Emeis, mantém convênio com 37 entidades conveniadas com a Prefeitura.

Para este ano, a fim de garantir a segurança dos alunos e a tranquilidade dos pais, será mantido o programa Escola Segura, com os serviços de Ronda Escolar realizados pela Guarda Civil Municipal (GCM), que também realizará, ao longo do ano letivo, palestras sobre segurança, bullying e violência. Outra parceria que será mantida é com a Secretaria Executiva Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA) na realização de monitoramento do trânsito nas imediações das unidades de ensino.

Participaram do evento o deputado estadual Veter Martins (Patriota), os secretários municipais Tia Deni (Políticas para a Mulher), Brunna Lomazzi (Transparência), Poliana Oliveira (Governo), Marlúcio Pereira (Habitação) e Divino Ajax (Articulação Metropolitana), além dos vereadores Marcos Miranda (Republicanos) e Camila Rosa (PSD).

COMENTÁRIOS