Offline
Calor volta com tudo e temperatura pode chegar 40°C em Goiânia
16/12/2023 17:36 em Nossa Região

16-12-2023

Uma nova fase de calor intenso está prevista para atingir o estado de Goiás e diversas áreas do Brasil a partir de 14 de dezembro, conforme indicado pelo Climatempo. Espera-se que as temperaturas ultrapassem em pelo menos 5ºC a média normal em todo o território goiano até, no máximo, o dia 20 de dezembro. Em algumas regiões, especialmente no sul e oeste do estado, os termômetros podem atingir entre 40ºC e 42ºC, de acordo com especialistas.

Goiás está sob um alerta vermelho devido ao impacto significativo previsto dessa onda de calor, e Goiânia pode experimentar recordes de temperatura para o mês de dezembro, com valores próximos aos 40ºC. A meteorologista Josélia Pegorim explica que em alguns locais do sul e oeste de Goiás, as temperaturas podem alcançar valores extremos, enquanto no restante do estado, durante a onda de calor, as máximas podem variar entre 36ºC e 39ºC.

Apesar da intensidade do calor esperado, esta onda de calor terá uma duração menor em comparação com as anteriores em setembro e novembro. Isso se deve às simulações atmosféricas que indicam uma mudança na circulação atmosférica sobre o Brasil a partir de 19/12, possibilitando o avanço de uma nova frente fria para o sudeste do país, o que também estimulará o aumento da chuva em Goiás e no Centro-Oeste.

Sobre a onda de calor:

Durante esta onda de calor, os dias se prolongaram, e a umidade do ar aumentará um pouco, gerando desconforto em alguns momentos. Embora as chuvas devam ser menos frequentes, não se espera sua total interrupção, conforme destacado pela meteorologista. 

O fenômeno das ondas de calor, explicado pelo Climatempo, resulta de bloqueios atmosféricos originados por sistemas de alta pressão, tornando o ar mais seco e inibindo a formação de nuvens, além de aquecer o ar devido à compressão atmosférica próxima à superfície.

>Veja também<

COMENTÁRIOS