Offline
Papa Francisco revela que deseja ser enterrado fora do Vaticano
13/12/2023 20:15 em Novidades

13-12-2023

O papa Francisco revelou que deseja ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não no Vaticano, em entrevista à televisão mexicana N+. Francisco também mencionou que já organizou os detalhes do seu funeral e simplificou o procedimento, que costuma ser extenso. O pontífice anunciou ainda uma futura viagem à Bélgica em 2024, além de expressar o desejo de visitar a Argentina e a Polinésia.

“Como sempre prometi à Virgem, o local já está preparado e quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore. Sim, porque é a minha grande devoção. Muito grande. Eu sempre fui lá. Existe uma conexão muito grande”, disse o papa em entrevista exibida nesta quarta-feira, 13. O pontífice completará 87 anos no domingo, 17.



Jorge Bergoglio, que frequentava este templo aos domingos antes de ser eleito em 2013, afirmou sentir uma “ligação muito forte” com essa basílica no centro da capital italiana, onde repousam sete papas, conforme informações do Vatican News.

O jesuíta argentino costuma fazer suas preces neste lugar antes e depois de suas viagens internacionais. Ele também esteve na basílica em junho deste ano, após sair do hospital, onde passou por uma cirurgia no abdômen.

Na entrevista à correspondente da emissora mexicana no Vaticano, Valentina Alazraki, o pontífice também prestou homenagem ao seu antecessor, Bento XVI, por ter tido “a coragem” de renunciar ao cargo.



Em 2013, o teólogo alemão tornou-se o primeiro papa desde a Idade Média a renunciar. Faleceu em 31 de dezembro de 2022 e foi sepultado na Basílica de São Pedro, assim como João Paulo II.

Francisco, que relata sentir-se bem, sempre afirmou estar disposto a renunciar ao cargo caso não conseguisse mais desempenhar suas funções, ao mesmo tempo que destacou que isso não deveria virar moda.



O chefe da Igreja Católica também anunciou sua visita à Bélgica em 2024, sem especificar a data, e mencionou planos de viagens para a Argentina e a Polinésia.

Em 2023, o papa realizou cinco viagens, mas teve que cancelar sua participação na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP28), em Dubai, devido a uma bronquite.



Em 6 de dezembro, Francisco fez sua primeira aparição pública ao ar livre desde que se recuperou da bronquite há duas semanas.

Estadão Conteúdo

 

COMENTÁRIOS