Offline
Prefeito Vilmar envia à Câmara Projeto de Lei que estabelece pagamento do piso nacional da enfermagem
31/10/2023 09:21 em Nossa Região

Por Secom/Aparecida

30 de outubro de 2023

Medida vai contemplar 1.580 profissionais que atuam na área e pagamento será retroativo a maio

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia enviou à Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira, 30, projeto de lei que estabelece a regulamentação do repasse da assistência financeira da União para cumprimento do piso salarial nacional dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.

A solenidade de anúncio de envio do projeto ao Poder Legislativo foi realizada no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro. O prefeito Vilmar Mariano (MDB), que está em observação no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) Iris Rezende Machado, foi representado pelo seu irmão Huarlen Mariano. O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, vereadores e outros secretários também marcaram presença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida vai contemplar cerca de 1.580 dos 2.100 profissionais da área que atuam em Aparecida de Goiânia.

Além do pagamento do piso, foi anunciado ainda o repasse retroativo ao mês de maio. A categoria deve receber o piso nacional já no mês de novembro após aprovação da matéria pela Câmara Municipal e sansão Projeto de Lei pelo prefeito Vilmar Mariano.

“Hoje, o prefeito Vilmar Mariano está enviando um projeto de lei para cumprir a determinação do piso da enfermagem aprovado pelo Ministério da Saúde. Com isso, o município fará o repasse do recurso recebido pelo ministério aos profissionais da categoria”, explicou Alessandro Magalhães.

Representando o prefeito, Huarlei Mariano destacou que Vilmar Mariano determinou que o pagamento seja realizado o mais rápido possível e retroativo a maio, conforme prevê a legislação. “O prefeito Vilmar Mariano valoriza todos os servidores municipais e determinou que não fosse diferente em relação aos profissionais da enfermagem que realizam um grande trabalho nas UPAs, UBSs e no HMAP”, pontuou Huarlei.

Conforme os nove vereadores presentes no evento, o Projeto de Lei deve ser aprovado na próxima sessão do Legislativo. “O Poder Legislativo, como sempre fez, vai agilizar a aprovação deste projeto. A categoria, que tanto salvou vidas na pandemia, terá seu direito assegurado”, pontou o vereador Willian Panda (PSB), que enalteceu o trabalho do prefeito e do secretário de Saúde.

Líder do prefeito Vilmar Mariano na Câmara Municipal, o vereador Isaac Martins (Patriota), destacou que o presidente do Poder Legislativo, André Fortaleza, se comprometeu a colocar o projeto em votação já nos próximos dias. “O presidente antecipou que o projeto será votado 24 horas após chegar ao Poder Legislativo. Acreditamos que ele irá convocar uma sessão extraordinária”.

Além de Isaac e Panda, os vereadores Camila Rosa , Diony Nery, Amendoim, Erivelton Contador, Hans Miller, Gilsão Meu Povo e Marcos Miranda também participaram do evento e se comprometeram pela aprovação do texto.

COMENTÁRIOS