Offline
Prefeitura implanta redutores de velocidade para melhorar a segurança no trânsito em Aparecida
25/10/2023 10:48 em Nossa Região

24-10-2023

Controle de velocidade nas vias públicas tem por objetivo proteger a vida e melhorar mobilidade

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), implanta redutores de velocidade no município. Após realizar todo processo de licitação, os equipamentos estão sendo implantados em 80 pontos.

SMTA realiza programação em alusão à Semana Nacional do Trânsito

Alunos da Escola Nova Olinda e agentes da SMTA realizam blitz educativa

Prefeitura e Detran-GO revitalizam sinalização de trânsito do Garavelo e Vila Brasília

Os equipamentos de fiscalização são instalados em pontos onde são registrados acidentes, sobretudo, causados pelo excesso de velocidade. Além das lombadas, a SMTA também investe na sinalização das vias, implantando faixas e placas para orientar os condutores de veículos. “Antes de definir os locais fizemos estudos técnicos que justificam a instalação dos equipamentos”, aponta o secretário Avelino Marinho.

SMTA também investe na implantação de novo parque semafórico (Foto: Jhonney Macena)

“Na primeira etapa de implantação foram escolhidos os pontos já existes, no contrato anterior. Nos outros pontos foram levados em consideração a necessidade de diminuir a velocidade em locais com ocorrências e/ou com possibilidade de acidentes. Com o objetivo principal de preservar a segurança viária de todos, principalmente os pedestres” justifica.

O secretário lembra que após a instalação, os equipamentos de fiscalização serão auditados pelo Inmetro. “O trabalho não é feito do dia para noite. Neste momento, estamos instalando. Logo depois, será feita a aferição pelo órgão competente, que é o Inmetro. Na terceira fase, vamos fazer campanhas de conscientização sobre educação no trânsito e implantação das lombadas. As autuações serão feitas somente após todas essas etapas”, explica Avelino.

“A implantação das lombadas eletrônicas vai garantir mais segurança à população de Aparecida, colaborando com a redução de acidentes, inclusive, aqueles graves com possibilidade de mortes. Trata-se de um equipamento eficaz e bastante solicitado pelos moradores do município”, destaca.

A SMTA realiza ações educativas para conscientizar a sociedade para um trânsito mais seguro. “Ao longo do ano, trabalhamos com várias operações para despertar o sentimento de cuidado mútuo no trânsito. Realizamos palestras em escolas e empresas, fazemos trabalhos especiais na Semana Nacional do Trânsito com objetivo de promover a conscientização. Os equipamentos de fiscalização eletrônica, sem dúvida, irão contribuir com esse propósito e nossa intenção é melhorar a mobilidade em nossa cidade”, enfatiza o secretário.

Sinalização de trânsito revitalizada ajuda evitar acidentes (Foto: Jhonney Macena)

OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a redução de velocidade em estradas e vias urbanas como ferramenta auxiliar na busca pela queda do número de acidentes e mortes no trânsito. Em vias arteriais e coletoras, a velocidade recomendada é de 50 km/h. Aponta ainda que um atropelamento a uma velocidade de 60 Km/h equivale a aproximadamente a uma queda do sexto andar de um prédio e 98% de risco do pedestre morrer.

Monitoramento

O Programa Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) aponta informações importantes coletadas entre janeiro e junho deste ano. Em Aparecida de Goiânia, por exemplo, 70% dos envolvidos em acidentes foram homens. Ainda segundo o levantamento, mais de 84% afirmaram que usavam algum dispositivo de segurança no momento do acidente.

Outro dado alarmante aponta que 38% dos envolvimentos em algum tipo de acidente de trânsito estavam sob efeito de álcool, conforme detectado por profissionais de saúde envolvidos na ocorrência. Outros 9% confessaram que haviam consumido algum tipo de bebida.
Em relação aos dias da semana, o Viva identificou aumento no número de acidentes, em Aparecida de Goiânia, aos domingos, sextas-feiras e sábados, respectivamente.

Foram estudados ainda os acidentes de trânsito envolvendo menores de idade. Neste caso, mais de 67,3% eram condutores, 25% passageiros e apenas 1,7% passageiros. Os acidentes envolvendo motocicleta correspondem a 49% dos casos e outros 48% bicicleta.

Cenário

Em 2022, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), foram aplicadas 76.577 multas no Brasil. A média foi de 8.742 por hora. As autuações por excesso de velocidade lideram o ranking, com quase 35 milhões de registro, considerando dois níveis de autuação. Transitar em velocidade superior máxima permitida entre 20% e 50% foram as infrações mais cometidas no período, respectivamente.

Referências

Cidades brasileiras que investiram em fiscalização eletrônica registram queda na quantidade de acidentes e, consequentemente, de mortes. Em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, os casos de óbitos caíram 40%, quando levado em consideração as vias municipais, entre 2021 e 2022. O resultado reflete várias ações como, por exemplo, expansão do parque semafórico e implantação de radares e lombadas eletrônicas.

Em Lucas do Rio Verde, no Norte de Mato-Grosso, a redução foi ainda maior após implantação dos equipamentos de fiscalização. No primeiro trimestre do ano passado, segundo a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Departamento de Trânsito (Detran-MT), a quantidade de infrações registradas foi 50% menor que no mesmo período de 2021.

Confira a lista das 10 autuações mais aplicadas em 2022 no Brasil, bem como sua classificação e número de pontos na CNH!

• 1ª) 30.168.458; Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, Média, 4 pontos;

• 2ª) 4.821.864; Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%; Grave, 5 pontos;

• 3ª) 4.342.829; Transitar em local/horário não permitido pela regulamentação. Rodízio; Média, 4 pontos;

• 4ª) 4.182.078; Avançar o sinal vermelho do semáforo, exceto onde houver sinalização que permita livre conversão à direita; Gravíssima, 7 pontos;

• 5ª) 2.916.259; Deixar o condutor de usar o cinto segurança; Grave, 5 pontos;

• 6ª) 2.803.902; Não identificação do condutor infrator, imposta à pessoa jurídica; Valor pago pelo proprietário;

• 7ª) 2.770.200; Estacionar em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização; Grave, 5 pontos;

• 8ª) 2.022.035; Dirigir veículo segurando telefone celular; Gravíssima, 7 pontos;

• 9ª) 1.876.181; Transitar na faixa ou via exclusiva regulamentada para transporte público coletivo de passageiros; Gravíssima, 7 pontos;

• 10ª) 1.504.784; Estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização; Média, 4 pontos.

Fonte: Senatran

COMENTÁRIOS